Começa a Campanha Salarial dos Servidores do Recife

Publicado: 02 Fevereiro, 2012 - 00h00

Na última quinta-feira (26), teve início a Campanha Salarial dos Servidores Municipais do Recife. A Mesa de Negociação Geral aconteceu no edifício-sede da Prefeitura do Recife (4º andar) onde várias categorias, junto com a CUT-PE, assistiram a apresentação do secretário de Finanças, Petrônio Magalhães, que alegou aperto das finanças e controle com gastos de pessoal.

A Coordenação do Fórum dos Servidores Municipais da CUT-PE já esperava por essa postura da gestão do Recife, pois não tem sido fácil as campanhas salariais dos servidores. Ano após ano a choradeira é sempre a mesma: crise internacional, queda da arrecadação dos impostos federais do qual é repassado o Fundo de Participação de Municípios – FPM, que o governo estadual não ajuda a municipalidade etc.

No entanto, no final do ano, a realidade é bem diferente: crescimento na arrecadação de impostos, tributos, taxas e serviços. Os servidores garantem que vão baixar a cabeça e seguirão firmes na luta por melhores condições de trabalho, valorização e salários dignos.

Há cerca  e 26 mil funcionários municipais da ativa e 4 mil aposentados. Números que não podem deixar de ser levados em consideração e podem fazer diferença substancial numa campanha. Por exigência da legislação eleitoral, o Poder Executivo tem até o mês de abril para concluir todo o processo, se o reajuste dado for acima da inflação.

A secretaria Municipal de Educação, que também estava presente à mesa, disse que o valor do Piso Salarial dos professores será de acordo com o anúncio do Ministério da Educação (MEC), previsto para fevereiro deste ano

No próximo dia 13/02, às 15h, ocorrerá mais uma Mesa de Negociação Geral na PCR, quando os servidores irão entregar a Pauta de Reivindicações, entre elas o percentual de aumento e o valor do ticket que há dois anos não sofre  reajuste.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CUT-PE