• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Artigo

VII Festa da Mandioca agita Petrolina neste domingo (12)

Publicado: 10 Setembro, 2010 - 00h00


 
      Com o objetivo de difundir a cultura da mandioca, estimular o cultivo da raiz em larga escala e valorizar a produção dos agricultores, a comunidade de Mudubim, zona rural de Petrolina, promove neste domingo (12), a partir das 9h, a tradicional festa da mandioca.  Durante a sétima edição do evento, o público vai poder degustar diversas guloseimas derivadas da raiz, tais como bolo, beijinho, sucos, beiju, pizza, entre outras delícias.

 

Além da gastronomia, a Festa da Mandioca também será uma oportunidade pra troca de experiências e capacitações. Estão programadas palestras sobre o “Processamento de raizes de mandioca”, Práticas de conservação para alimentação animal” e “Alimentacao humana”, além da Feira da Comunidade, com exposicao de culinária e artesanatos. A programação inclui ainda uma homenagem à cultura sertaneja com apresentações culturais e shows com artistas regionais.

 

A 7ª Festa da Mandioca, promovida pela Associação de Mudubim, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina, Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), EMBRAPA Semi-árido, SEBRAE, Prefeitura Municipal de Petrolina e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável é uma iniciativa que tem crescido a cada ano e gerado resultados, como a criação do grupo da Mandioca, espaço onde os agricultores e instituições discutem e planejam ações para o setor. O cultivo da mandioca utilizada na Festa é feito pelas comunidades de Mudubim, Cruz de Salinas, Volta do Riacho, Castanheiro II, Amargosa, Atalho, Buenos Aires, Carretão, Cacimba do Bomfim, Pereiros e Assentamento Mandacaru, que têm nessa atividade sua principal fonte de renda.

 

O presidente do STR Petrolina, Jose Tenório afirma que apoiar esse tipo de evento significa valorizar os agricultores e preservar nossa cultura. “A Festa da Mandioca é uma atração que aquece a economia local e mostra o potencial criativo da nossa gente, promove a união entre a comunidade e instituições, incrementa o turismo rural e a geração de emprego e renda”, destaca Tenório.

 

Os organizadores do evento criaram a festa como uma oportunidade para exposição e comercialização de produtos. Mas, para o Secretário de Política Agrícola do STR Petrolina, Lucindo João da Silva, a realização da festa incentiva à valorização da cultura da mandioca na região, agrega valor ao produto e também é uma ferramenta de divulgação dos produtos oriundos da mandioca. “A cada evento, mais agricultores passam a ter conhecimento sobre o potencial da raiz e seus derivados e sentem-se estimulados a produzir”, conclui.

 
Lucilene Santos

Assessoria de Comunicação STR Petrolina