• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

15ª Plenária Estatutária aprova emendas, moções e elege 38 delegados (as)

Trinta e oito companheiros (as) foram eleitos por aclamação de acordo com os critérios das forças políticas que a integram a Central, respeitando os critérios de proporcionalidade, paridade, representatividade.

Publicado: 04 Setembro, 2021 - 08h24 | Última modificação: 04 Setembro, 2021 - 10h41

Escrito por: Assessoria de Comunicação da CUT-PE

CUT-PE
notice

A CUT-PE encerrou no inicio da tarde desta sexta-feira (03/09), 15ª Plenária Estatutária - Edmilson Menezes e Lenira Carvalho - Videoconferência Virtual, com a eleição de 38 delegados (as) à 16ª Plenária Nacional da CUT, sob a coordenação do presidente, Paulo Rocha e pela secretária de Formação, Ana Izabel Cavalcanti. Vale frisar que os companheiros (as) foram eleitos por aclamação de acordo com os critérios das forças políticas que a integram a Central, respeitando os critérios de proporcionalidade, paridade, solidariedade de classe e a representatividade entre os ramos dos segmentos sindicais.

 “Realizamos uma expressiva Plenária, com a participação de 122 delegados (as), avaliamos a conjuntura política- sindical, discutimos propostas, debatemos os rumos do movimento sindical e estratégias para nosso Plano de Lutas. É por uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna que lutamos, além do fortalecimento da democracia, o desenvolvimento,  com distribuição de renda, geração de empregos e valorização do trabalho", ressaltou Paulo Rocha.

É importante frisar que a Plenária homenageou os sindicalistas Edmilson Menezes e Lenira Carvalho, falecidos neste ano, com exibição de vídeos; duas pessoas que contribuíram bastante na luta pelos direitos, pela classe trabalhadora.

 A primeira mesa da manhã, coordenada pelo presidente da Central, Paulo Rocha, juntamente com os companheiros (as) Evanilson Leite (Juventude), Liana Araújo (Mulher Trabalhadora) e Jaqueline Dornelas (direção estadual/base do Simpere), e, com a participação do coordenador geral do Sindsep-PE. José Carlos Oliveira. Foram apresentadas as 40 Emendas nessa ocasião e aprovadas por ampla maioria dos delegados e delegadas. Além disso, houve novas discussões e propostas aprovadas por ampla maioria, através de enquete.

Logo em seguida, o plano de lutas etriou em discussão, com proposições, questões de ordem, complementos, entre outros, fortalecendo o movimento sindical cutista em defesa dos trabalhadores (as). Os delegados e delegadas credenciados (as) participaram das votações, por meio de enquetes virtuais, apresentaram propostas, pedidos de esclarecimentos e aprovaram em quase 100%, as 40 emendas ao texto base da CUT Brasil, com votação em bloco. Também foi aprovada por 97% com 2% de rejeição e 1% de abstenção, a emenda das mulheres. As emendas das secretarias de Juventude e Cultura também foram aprovadas pela maioria dos delegados e delegadas.

A plenária também deliberou pela aprovação de três moções, com focos em temas como: repudio ao prefeito do Recife, João Campos, pelos ataques contra os servidores/as municipais; notas de pesar pelo falecimento do ator, escritor e diretor Sérgio Mamberti, aos 82 anos; pelo falecimento da companheira Livanete Auxiliadora da Cruz , cofundadora do Sindsprev-PE e militante do movimento sindical em Pernambuco.

Os trabalhos foram encerrados com a exibição novamente do video comemorativo aos 38 anos de fundação da CUT, apresentado na Live de Aniversário em 28/08. * É importante frisar que a 15ª Plenária homenageou os sindicalistas Edmilson Menezes e Lenira Carvalho, falecidos neste ano.

 

 

*Companheiros (as) da direção da CUT-PE, estiveram firmes na luta em defesa dos interesses da classe trabalhadora, marcam presença na coordenação da 15ª Plenária Estatutária, (videoconferência virtual), na sede da Central em Santo Amaro, no Recife. Os protocolos sanitários contra a COVID-19 estão sendo respeitados por todos e todas presentes.

No próximo dia 7 de setembro, terça-feira, é de extrema importância que os sindicados e organizações cutistas estejam nas ruas, no Grito dos Excluídos, que este se junta a luta contra o governo genocida do presidente Bolsonaro.

No Recife, *Grito dos Excluíd@s terá sua 27° edição* contra a retirada de direitos e toda forma de exclusão social, pelo #ForaBolsonaro e por uma sociedade que respeita os Direitos Humanos. *A caminhada sai da Praça do Derby e a concentração é a partir das 10h*.

Para saber mais: https://bityli.com/GrLkW

Siga a CUT Pernambuco nas redes sociais!

*Vida em primeiro lugar! Fora Bolsonaro!*