Agricultores fazem protesto contra problemas nos perímetros irrigados do Sertão

Publicado: 06 Outubro, 2023 - 11h10 | Última modificação: 06 Outubro, 2023 - 14h12

Escrito por: Assessoria de Comunicação da CUT-PE

Na última quarta-feira, 04/10, aconteceram duas manifestações importantes: uma no canal da transposição próximo a Petrolândia e outra dos agricultores dos Projetos Água Branca, Fulgêncio e Brigida, no Trevo do Ibó, em Belém de São Francisco, Sertão de Pernambuco. Manifestação justa pelo retorno da d'água nos Perímetros Irrigados dos Assentados da região de Itaparica e a volta dos serviços de operação e manutenção desse sstema.

As principais reivindicações: retomada da mesa de diálogo com o Governo Federal; inclusão do Sistema Itaparica no orçamento da União , modelo de gestão e água. No próximo dia 11/10, será realizada uma audiência pública na Câmara Federal em Brasília, envolvendo uma comissão de lideranças de Pernambuco, com o Ministério da Casa Civil, Codevasf, Chesf e representantes dos reassentados.para discutir as dificuldades do Sistema Itaparica e seus reassentamentos irrigados na Bahia e em Pernambuco, requerida pelo deputado Josias Gomes (PT/BA) e Carlos Veras (PT/PE). Na pauta, o fornecimento de água e energia para os projetos de irrigação da comunidade.

Destacamos a importância da mobilização feita pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia, pelo Pólo Sindical do Submédio São Francisco (PE/BA) da Fetepe, da CUT-PE, através da companheira e secretária de Relações Sociais e Direitos Humanos Maria das Neves (Nevinha) e demais Sindicatos daquela região.

Só a LUTA nos garante! Somos fortes, somos CUT