Ato em defesa da democracia reúne milhares de pessoas no Centro do Recife
Publicado: 10 Janeiro, 2023 - 13h47 | Última modificação: 10 Janeiro, 2023 - 15h29
Escrito por: Assessoria de Comunicação da CUT-PE

Após atos de terrorismo provocados por bolsonaristas, a Central Única dos Trabalhadores |(CUT), sindicatos e as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, realizaram nesta segunda-feira (9), ato em defesa da democracia. A concentração aconteceu na praça do Deby seguida de caminhada pelas ruas e avenidas do Recife. O protesto teve por objetivo protestar contra ações de bolsonaristas golpistas que ocorreram no domingo (8), quando o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto, em Brasília, foram invadidos e depredados por terroristas.
Nas redes sociais os movimentos pediram para que fosse usadas as hastags #BrasilContraTerrorismo e #SemAnistia.
O presidente da CUT-PE, Paulo Rocha, enfatizou que a entidade é contra todo ato de vandalismo, antidemocrático e de violência que ocorreu no domingo passado (08/01). “Somos a favor da livre manifestação e defesa das reivindicações da sociedade, por isso, estamos hoje nas ruas em defesa da democracia e do estado democrático de direito”, pontuou.
Ao final, ele avaliou que o ato pela democracia, foi grandioso, com mais de 15 mil pessoas, e cumpriu com o objetivo de ser uma manifestação pacífica, mostrando a confiança de construir um Brasil democrático, respeitar às instituições constituídas, além de lutar por distribuição de renda, emprego, saúde, educação, moradia, bem como serviço público de qualidade seja na cidade ou no campo.
O ato saiu da Praça do Derby, atravessou a Avenida Conde da Boa Vista, uma das principais vias de acesso do Recife, e encerrou em frente ao Monumento Tortura Nunca Mais, no bairro da Boa Vista. Várias pessoas levam exemplares da Constituição Brasileira durante a caminhada. Em prédios da Conde da Boa Vista, foram projetadas as frases: “Sem anistia” e “Quem financia o golpe?”. Houve aplausos entre os trechos das Ruas do Hospício e da Aurora. Os manifestantes usaram carros de som, faixas, cartazes com frases "Ditadura nesse país nunca mais"; "Democracia para sempre"
Participaram do Ato pela Democracia no Recife diversos movimentos sociais, sindicais e estudantis, além de movimentos negros e de mulheres.
Imagens: Agência JC Mazella