Escrito por: Fabiana Coelho - Seec PE
A Chapa 1, encabeçada pela atual secretária de Finanças do Sindicato, Suzineide Rodrigues, recebeu 3.856 votos (83,19%)
Foi eleita nesta sexta-feira 15, com 83,19% dos votos válidos, a nova direção do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, filiado à CUT-PE. A votação, realizada nos dias 13 e 14, contou com a participação de 4.674 bancários, entre pessoal da ativa e aposentados, que deixaram seu voto nas 46 urnas espalhadas pelas várias agências do estado.
A Chapa 1, encabeçada pela atual secretária de Finanças do Sindicato, Suzineide Rodrigues, recebeu 3.856 votos (83,19%). A Chapa 2, liderada pelo bancário Delano Gusmão de Vasconcelos, do Banco do Brasil, teve 779 votos (16,81%). Foram, ainda, registrados 24 votos nulos e 15 brancos.
Suzineide tem uma larga trajetória de militância, tanto no movimento popular quanto no sindical, e será a primeira pessoa de bancos privados a ocupar a presidência do Sindicato no período após a intervenção militar. Funcionária do Bradesco desde 1986, ela já participava de greves e manifestações antes mesmo de fazer parte da direção sindical. Fez parte do movimento que retomou o Sindicato das mãos dos herdeiros da intervenção militar.
A nova gestão assume o Sindicato em um período conturbado, de sucessivos ataques aos trabalhadores. “Nosso foco vai continuar sendo a mobilização e a organização dos trabalhadores. Temos muitos desafios e muitas ameaças pela frente, a exemplo do PL 4330, que escancara a terceirização. Precisamos de um Sindicato forte e combativo para representar os trabalhadores”, ressalta Suzineide.
Para a presidenta Jaqueline Mello, os resultados das eleições mostram que a categoria aprova o trabalho realizado pela atual gestão. “Conseguimos organizar os trabalhadores e, juntos, derrubar projetos nocivos aos trabalhadores, a exemplo da recente tentativa de abrir o capital da Caixa. Temos feito campanhas salariais vitoriosas, com conquistas importantes. E precisamos avançar ainda mais”, lembra Jaqueline.
O mandato da atual direção termina em julho e a nova gestão assume a entidade até 2018.