Escrito por: Assessoria de Imprensa da CUT-PE
O bloco sairá na quinta-feira, 28 e a concentração será na Avenida Rio Branco, na pracinha Ascenso Ferreira em frente ao restaurante “O Poeta”, a partir das 18h.
Em 2019 as mulheres cutistas também estarão nas ruas no carnaval. O bloco Mulheres CUTucando, organizado pela Secretaria da Mulher Trabalhadora da Central Única dos Trabalhadores em Pernambuco (CUT PE). O bloco vai arrastar foliãs e foliões ao som de muito frevo, mas também de questões relacionadas ao combate a violência contra as mulheres, feminicídio, racismo e a reforma da previdência. O CUTucando sairá quinta-feira (28/02) e a concentração será na Avenida Rio Branco, na pracinha Ascenso Ferreira em frente ao restaurante “O Poeta”, a partir das 18h. As camisas do bloco estão sendo vendidas na sede da CUT.
Para Liana Araújo, secretaria da Mulher Trabalhadora da CUT-PE, mesmo no momento de festividade carnavalesca, o bloco servirá também para denunciar as medidas drásticas e absurdas que estão sendo tramadas pelo governo Bolsonaro. Entre elas, a Proposta de Emenda Constitucional, PEC da reforma da Previdência, que deve ser encaminhada ao Congresso Nacional prevê idade mínima de 65 anos para homens e mulheres, um gatilho para reduzir as aposentadorias das mulheres e até redução de 40% no valor das pensões pagas a viúvos e órfãos – se essa proposta for aprovada, o valor dos benefícios pode ser de menos de um salário mínimo.
Na opinião da sindicalista, essas medidas visam atender aos interesses dos bancos e dos empresários que estão prontos para se apropriar a poupança da classe trabalhadora. “ Este governo quer retirar os nossos direitos e conquistas. As mulheres serão as mais prejudicadas principalmente, as que vivem do salário mínimo, as domésticas, as trabalhadoras mais humildes”, ressaltou.