Central protocola 3º pedido de reunião com Paulo Câmara

Diálogo tem como objetivo discutir a flexiblização das medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, que coloca trabalhadores em risco

Publicado: 03 Junho, 2020 - 12h09 | Última modificação: 03 Junho, 2020 - 12h55

A Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE) protocolou, na segunda-feira passada (1º), mais um ofício endereçado ao governador do estado, Paulo Câmara, para reafirmar o pedido de audiência cujo objetivo é tratar das várias perspectivas do isolamento social, que afeta diretamente os trabalhadores e as trabalhadores pernambucanos. Segundo a central, este é a terceira solicitação de diálogo com Paulo Câmara, desde os primeiros decretos de enfretamento ao coronavírus (Covid-19).

O documento avalia que há uma série de esforços do governo para evitar o alastramento da pandemia, mas, chama atenção para a necessidade de diálogo com os sujeitos representantes da classe trabalhadora no estado.

"Nos preocupa o Estado começar a preparar a suspensão do isolamento social e retorno amplo às atividades econômicas sem discutir com o movimento sindical. Pois, sabemos que os trabalhadores e trabalhadoras, formais ou informais, e seus familiares, serão os mais atingidos", diz trecho do ofício.

"Aliás, existem cálculos que indicam a possibilidade de Pernambuco chegar a mais de quarenta mil óbitos o que, menos mal, não deverá ocorrer. Porém, é possível que até o dia 15 de junho tenhamos no Estado o dobro de mortes por Covid-19", argumentas os dirigentes.