Comunicação integrada, novas plataformas e redes sociais pautam seminário
Palestrantes debateram sobre o panorama das ferramentas de comunicação, plataformas digitais, além da construir ações de uma comunicação integrada com às entidades dos movimentos sindical e social.
Publicado: 01 Abril, 2021 - 09h48 | Última modificação: 01 Abril, 2021 - 10h33
Escrito por: Assessoria de Comunicação da CUT-PE
A CUT Pernambuco prosseguiu na tarde desta quarta-feira, 31, o 2° Seminário de Comunicação, com a realização da mesa temática sobre o panorama das nossas ferramentas; o que temos hoje e resgate dos encaminhamentos do seminário de 2019, sob a coordenação do companheiro Admirson Medeiros Ferro Júnior, Greg, secretário Adjunto de Comunicação da CUT Nacional, com a participação dos jornalistas Érica Aragão, Chico Carlos e Kelly Pedrosa.
A jornalista Érica Aragão apresentou toda a estruturação, a dinâmica e o trabalho realizado diariamentr pela CUT Nacional, com a participação efetiva da equipe de profissionais nos canais e redes sociais. Comentou ainda sobre as mudanças feitas para melhorar e fortalecer a comunicação cutista, bem como a importância das discussões de reuniões de pautas, todos os dias, e do coletivo de comunicação, a cada quinze dias, além da participação das CUTs estaduais na dinâmica de divulgação e compartilhamento de notícias do portal. O objetivo principal é manter o diálogo com as diversas organizações sociais que atuam na área da comunicação;construir propostas convergentes para ajudar a atuação da Central frente às disputas hegemônicas, através de uma comunicação integrada entre às entidades filiadas.
Por sua vez, o jornalista Chico Carlos, pontuou sobre fortalecer a organização do coletivo estadual de comunicação da CUT; dialogar com as diversas organizações sociais que atual na área da comunicação; construir propostas para ajudar a atuação da Central frente às disputas hegemônicas, através de uma comunicação integrada entre as entidades filiadas. Ele destacou que o trabalho de comunicação foi bastante intensificado com a produção, gerenciamento e impulsionamento de Cards, vídeos, além de coberturas ao vivo (on-line) de diversas ações da Central, em parceria com centrais sindicais, movimentos sociais e sindicatos em 2019 e 2020; acompanhamento das LIVES produzidas com as secretarias da Mulher, Formação, Juventude, Racismo e Cultura; participação em fóruns e plenárias dos movimentos sociais e cutista.
Kelly Pedrosa relatou a importância do trabalho de comunicação digital que a CUT-PE vem realizando, a produção de conteúdos para as redes sociais; apresentou também dados objetivos de evolução e orientação técnica para que os sindicatos possam conduzir e implementar suas mídias digitais. Ela acentuou que é fundamental discutir estratégicas de fortalecimento do coletivo de comunicação, integrando as diversas entidades filiadas, com reuniões periódicas; em parceria com a formação, criar cursos de formação específico sobre comunicação; realização de oficinas sobre as novas ferramentas de comunicação e como utilizá-las, exemplo: Facebook, instagram, twitter, whatsapp, Youtube, entre outros; integrar às demais secretarias da CUT-PE à política de comunicação.
O companheiro Justino Passos, da Ecos fez um resgate histórico do trabalho realizado pela entidade na área de comunicação sindical nos 80, inclusive, na formação de jornalistas e publicitários, falou sobre plataformas dos programas Labor e Atento, em parcercia com a CUT-PE. Vale frisar que o Labor é programa de rádio tem apresentação de dois comunicadores, transmitido pela Rádio Frei Caneca FM 101.5 com duração de 30 minutos que debate os assuntos de interesse público, principalmente de interesse da classe trabalhadora sobre o mundo do trabalho e suas implicações, através de debates com especialistas e protagonistas da área trabalhista. Labor é retransmitido pelas plataformas digitais, Spotify, Google Podcast e ITunes Podcast. (Programa da Ecos com o apoio da CUT PE)
No final das palestras, foi aberto espaço para intervenções e comentários dos participantes durante o debate, com apresentação de sugestões e propostas para estruturar a comunicação da CUT-PE e dos sindicatos filiados, no segundo e último dia do 2° Seminário de Comunicação. As sugestões e opiniões dos participantes foram anotadas e encaminhadas à comissão de sistematização do evento.