CUTs estaduais elegem novas diretorias e reforçam representatividade da central
Congressos da CUT nos estados já começaram e seguem até 1°/12. Novas diretorias reforçam caráter de representação e defesa dos trabalhadores contra os retrocessos do governo de Jair Bolsonaro (PSL)
Publicado: 14 Novembro, 2019 - 11h53 | Última modificação: 14 Novembro, 2019 - 11h59
Escrito por: Redação CUT
Após o Congresso Nacional da CUT, realizado de 7 a 10 de outubro, na Praia Grande, litoral de São Paulo, as CUT´s estaduais deram início ao processo de eleição das novas diretorias dos estados.
A secretária-adjunta de Administração e Finanças da CUT e membro da organização dos congressos, Maria Faria, reforça que a CUT em todo o Brasil está se adequando à nova realidade da classe trabalhadora. “A conjuntura nacional é de retrocessos e ataques aos direitos, aumento do emprego precarizados e novas formas de contratação. Nosso desafio é como organizar os trabalhadores, em especial, os que não têm carteira assinada, e que são os mais desprotegidos”.
Os congressos estaduais começaram a ser realizados no dia 26 de outubro e seguem nas diferentes regiões até o dia 1° de dezembro.
Diretorias estaduais já eleitas
A nova direção da CUT em Brasília foi eleita na sexta-feira (8). O professor e presidente da CUT Brasília, Rodrigo Rodrigues, foi reeleito e ocupará o cargo até o ano de 2023. Confira aqui a nova diretoria da CUT Brasília.
Espírito Santo
A tesoureira da CUT-ES e dirigente da Federação dos Trabalhadores da Administração e dos Serviços Públicos Municipais do Espírito Santo (Fetam/ES), Clemilde Cortes Pereira, foi eleita presidenta no encerramento do congresso estadual, em 26 de outubro.
O congresso foi realizado nos dias 7 e 8 de novembro, na sede da Fetems em Campo Grande e elegeu Vilson Gregório, trabalhador do ramo da alimentação e dirigente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de MS (FITIAA-MS).
A nova diretoria eleita da CUT no Mato Grosso, no sábado (9) tem como presidente o professor da rede estadual de ensino do estado, Henrique Lopes, da direção executiva da estadual. Confira aqui a nova diretoria da CUT-MT.
O bancário Marcio Mauri Kieller Gonçalves foi eleito presidente da estadual no dia 27 de outubro. Confira aqui a nova diretoria da estadual.
O congresso da CUT Rio foi realizado na sexta-feira (8) e elegeu Sandro Alex de Oliveira Cezar, também presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS-CUT). Confira aqui a nova diretoria da CUT-RJ.
Roraima
A CUT Roraima também já realizou seu congresso. Para presidir a estadual no próximo período foi eleita, no dia 26 de outubro, a dirigente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal de Roraima (Sindsep-RR), Antônia Maria Matias da Silva, que antes ocupava o cargo de Secretária de Administração e Finanças da CUT-RR
Realizado na Praia Grande, litoral do estado, o Congresso da CUT-SP reelegeu, no dia 9 de novembro, o professor Douglas Izzo para os próximos quatro anos. Confira aqui a nova diretoria.