Ebserh deve formalizar até esta quinta (29) proposta negociada no TST
Os trabalhadores devem ficar atentos aos informativos do Sindsep-PE, que em breve serão divulgadas novas informações sobre o assunto.
Publicado: 27 Setembro, 2016 - 16h58
Escrito por: Ascom Sindsep-PE
As negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2016/2017 da Ebserh voltaram a andar. Na última sexta-feira, dia 23, teve nova reunião de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Foram mais de seis horas de discussão para se chegar a um entendimento. Até esta quinta, 29, a empresa pública deve formalizar a proposta negociada nesse encontro. Se tudo correr dentro do prazo, na semana que vem o Sindsep-PE deve estar realizando assembleias na Ebserh Recife e Petrolina para apreciação do conteúdo. Os trabalhadores devem ficar atentos aos informativos do sindicato, que em breve serão divulgadas novas informações sobre o assunto.
A reunião no TST foi intermediada pelo juiz Rogério Neiva Pinheiro e foram abordados cinco aspectos. O primeiro foi em relação ao reajuste salarial. Houve um consenso entre os trabalhadores e a empresa sobre a proposta de 9%. Também se chegou ao entendimento em relação à carga horária de 12 por 36 horas, nos setores onde for possível.
A empresa também se comprometeu em realizar estudos técnicos sobre previdência complementar, progressão, gratificação por titulação, entre outros. A princípio, os empregados da Ebserh solicitaram a instalação de grupos de trabalho para abordar os temas citados, mas a empresa pública informou que a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), antigo Dest, não permite essa participação mais efetiva dos trabalhadores.
Também dentro da realidade desse novo governo não foi possível chegar a um consenso completo em relação à reposição dos dias parados na greve. Os trabalhadores propuseram reposição de 10% do ponto, a empresa queria 50% de reposição e 50% de desconto em folha. Na reunião de sexta a proposta final da Ebserh foi reposição de 2/3 do ponto, sem descontos.
Na reunião dessa sexta os trabalhadores da Ebserh também solicitaram abono de dois dias de serviço, a exemplo de outras empresas públicas que possuem o benefício.