Escrito por: Assessoria de Comunicação da CUT-PE
CUT e Sintepe realizaram a Carreata da Greve pela Vida pela ruas do Recife. Enquanto a Fetampe entregou manifesto aos gestores municipais e contesta decreto do governo estadual.
Em greve desde o último dia 19, os trabalhadores (as) filiados ao Sintepe seguiram pelas principais vias da Capital Pernambucana com o objetivo de chamar a atenção para o perigo das voltas às aulas presenciais nas escolas do estado em meio à crise sanitária da pandemia do coronavírus (Covid-19). Vale frisar que o Sintepe recorreu na Justiça da decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) que decretou a greve ilegal. “As condições hoje da pandemia, não permitem o retorno, já foi divulgado que o número de casos graves entre jovens cresceu 197%”, destacou a vice- presidenta do Sintepe, Ivete Caetano.
O Sintepe segue lutando contra essa exposição, que põe em risco a vida de todos e todas! Volta às aulas, só com vacina; Até a assembleia geral da categoria, que ocorrerá na próxima terça-feira, dia 27 de abril, às 9h, a categoria continuará mobilizada.
‘Exigimos respeito aos trabalhadores e trabalhadoras em educação! Estamos em greve em defesa da vida e da vacinação para todos e todas. É mais uma demonstração do do compromisso e da luta do Sintepe, com a vida e a educação. Neste momento, as escolas não são um ambiente seguro no contexto da pandemia. Existem contradições das atitudes do Governo do Estado e da Justiça. Defendemos a greve, a vida e o compromisso da classe trabalhadora” ressaltou o presidente da CUT Pernambuco, Paulo Rocha.
MANIFESTO AOS GESTORES PÚBLICOS MUNICIPAIS
Nesse contexto de luta, os sindicatos municipais filiados à Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras no Serviço Público Municipal no Estado de Pernambuco - FETAMPE, entregaram MANIFESTO aos gestores municipais sobre o decreto do governo estadual e da recomendação do Ministério Público Estadual (MPPE), onde orienta a retomada das aulas presenciais.
Por sua vez , a federação, representando às entidades sindicais encaminhou também o MANIFESTO à Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), solicitando um encontro virtual com todos os envolvidos, para que sejam garantidos os direitos fundamentais aos profissionais de Educação, inclusive estudantes, no tocante às vacinas e medidas de proteção contra a COVID 19.
O documento foi entregue aos representantes de Feira Nova, São Bento do Una, Riacho das Almas, Pesqueira. Buique, Mirandiba, Exu, Iati, Itaiba e Sertânia.
Vamos à luta companheiros e companheiras!
#VacineOsTrabalhadoresEmEducação