Educação em pauta e nas ondas do rádio

Henrique Filho fala sobre os desafios da Educação no Brasil

Publicado: 09 Abril, 2019 - 15h14 | Última modificação: 09 Abril, 2019 - 15h28

Escrito por: Imprensa CUT PE

Fátima Pereira \ Brasil de Fato PE
Henrique encerrou refirmando a importância da trajetória de 30 anos do Sinteepe

O quadro Espaço Sindical, uma parceria entre a Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT PE) e o Brasil de Fato PE, recebeu nesta terça-feira (9), o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores nos Estabelecimentos de Ensino de Pernambuco, Henrique Filho, para uma conversa sobre mercantilização e os desafios da educação no Brasil.

Comentando sobre a recente substituição na gestão do Ministério da Educação (MEC) com a saída de Ricardo Vélez e a entrada de Abraham Weintraub ele afirma que continuamos sem poder esperar muitas ações do MEC, “o currículo dele já diz tudo, ele está lá como um representante do mercado financeiro”. Sobre os desafios mais gerais para educação no Brasil, o sindicalista comenta que tudo que os movimentos sociais e sindicais vinham discutindo na pauta da educação tem sido desmontado, “o desmonte começou no governo Temer, mas se aprofundou nesse governo de Bolsonaro”. Ele ainda destaca negativamente a reforma da base comum curricular e não valorização dos profissionais da educação.

Henrique também lembrou a importância da campanha que a CUT vem fazendo de recolha de assinaturas contra a Reforma da Previdência com um ônibus itinerante que tem percorrido vários bairros do Recife, “estamos tendo uma ótima adesão, boa parte da população não conhece a Reforma da Previdência, não entende que é o fim da aposentadoria e também aproveitamos esse momentos para explicar”.

Henrique encerrou refirmando a importância da trajetória de 30 anos do Sinteepe que representa todo o corpo administrativo das escolas e universidades particulares.