• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Eleição dos (as) delegados (as) sindicais abre inscrições nesta terça-feira (21)

As inscrições para a eleição dos (as) delegados (as) sindicais estão abertas a partir desta terça-feira (21) e seguem até 8 de junho.

Publicado: 21 Maio, 2019 - 11h28

Escrito por: SEEC-PE

notice
As inscrições para a eleição dos (as) delegados (as) sindicais estão abertas a partir desta terça-feira (21) e seguem até 8 de junho. Os (As) novos (as) representantes da Caixa, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e BNDES serão eleitos pela base entre os dias 17 e 19 de junho. 
 
Entre as garantias que amparam os (as) delegados (as) sindicais, constam a estabilidade no emprego durante o exercício do mandato; permanência na unidade de trabalho durante o mandato, a menos que haja acordo; abono de falta quando da participação em atividades de natureza sindical, com autorização do gestor(a); e possibilidade de promover reuniões, segundo acordo prévio com o gestor(a).
 
A presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues, reforça o papel dos (as) delegados (as) sindicais. “Aqueles (as) que forem eleitos (as) serão o elo entre Sindicato e categoria, devendo agir respeitando as diretrizes do Sindicato. Nesta conjuntura de graves ataques aos direitos da classe trabalhadora, as delegadas e delegados sindicais serão responsáveis por contribuir com a formação e mobilização da base a fim de construirmos coletivamente a consciência política necessária à resistência”, afirma.
 
Funcionários de todos os bancos públicos que atuam em Pernambuco poderão participar do pleito. “As candidaturas devem ser submetidas por meio de ficha de inscrição oficial, disponibilizadas pela entidade em versão física e virtual. Esse é mais um espaço garantido pelo Sindicato para celebrarmos a pluralidade democrática. Esperamos contar com a grande participação das bancárias e bancários nesse processo”, conclui a secretária de Bancos Públicos do Sindicato, Cândida Fernandes.
 
Os (As) candidatos (as) devem, necessariamente, ser sindicalizados (as), sem exigência de tempo mínimo de sindicalização. As inscrições podem ser realizadas no site do Sindicato, ou por meio de ficha de inscrição, preenchida e assinada, enviada à secretaria da Presidência por correspondência, por e-mail (presidencia@bancariospe.org.br) ou entregue pessoalmente.