MENU

Emergência Climática no Nordeste brasileiro será tema de Seminário no Recife  

Publicado: 02 Dezembro, 2025 - 11h37 | Última modificação: 02 Dezembro, 2025 - 12h08

Escrito por: Assessoria de Comunicação

 

A Fundação Perseu Abramo realizará, no próximo dia 3 de dezembro, o seminário “Emergência Climática, Preservação e Desenvolvimento no Nordeste", reunindo especialistas, pesquisadores e militantes da área de meio ambiente para debater o desenvolvimento sustentável e as necessárias adaptações climáticas na região.

As discussões vão tratar dos seguintes temas: justiça climática nas cidades nordestinas; desertificação e sociobioeconomia; a importância da participação social para o desenvolvimento sustentável; a necessidade de planejamento urbano e regional e de integração territorial; o incentivo à energia limpa e ações de cooperação internacional.

 

A Fundação Perseu Abramo é o centro de formação política e de produção de conhecimento do PT (Partido dos Trabalhadores). Estarão no debate o presidente da Fundação, Paulo Okamoto, o secretário de Habitação do Recife, Felipe Cury; o especialista em desertificação, Aldrin Perez Marin; a advogada e ativista pela justiça climática Luciana Florêncio; o arquiteto e professor da UFPE, Roberto Montezuma e o especialista em energia limpa João Cumarú.

 

Pesquisa do ICS (Instituto Clima e Sociedade) revela que 42% da população do Nordeste demonstra algum interesse pela temática ambiental, enquanto 23% dos brasileiros afirmam já ter sido diretamente impactados por um evento climático extremo, proporção que chega a 31% entre os nordestinos. Mesmo assim, mais da metade dos entrevistados nunca ouviu falar em adaptação climática, o que reforça a importância do diálogo proposto pelo encontro.

 

A realização do evento no Recife ganhará relevância pela condição da cidade, que aparece entre as capitais mais vulneráveis ao aumento do nível do mar e aos efeitos diretos das mudanças climáticas.

 

O evento buscará contribuir para a construção de propostas que valorizem a diversidade do Nordeste, reconheçam a caatinga como ecossistema essencial e apontem caminhos para uma economia que gere renda sem aprofundar riscos ambientais.

 

O encontro ocorrerá no auditório do Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco) e é preciso inscrever-se para participar.

 

O link da inscrição é o seguinte: https://forms.gle/FktUjGRwMk3fxGGP9

 

Todo o conteúdo do Seminário será disponibilizado, posteriormente, no Youtube da Fundação Perseu Abramo (https://www.youtube.com/@FundacaoPerseuAbramo)

 

Quarta-feira , 3 de dezembro de 2025

A partir das 18h

Auditório do Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco)

Rua General José Semeão, 41, Boa Vista, Recife/PE

 

18h

Abertura política

 

19h

Felipe Cury: Justiça climática nas cidades

Aldrin Perez: Desertificação e sociobioeconomia

Luciana Florêncio: Justiça climática e participação social

Roberto Montezuma: Planejamento urbano e regional, resiliência e integração territorial

João Cumarú: Energia limpa, cooperação internacional