• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Exigimos a vacinação para todos, de forma gratuita e rápida!

Não dá mais para aguentar esse governo que está a favor da morte! Exigimos a vacinação para todos, de forma gratuita e rápida!

Publicado: 20 Janeiro, 2021 - 19h28 | Última modificação: 20 Janeiro, 2021 - 19h50

Escrito por: Assessoria de Comunicação da CUT-PE

notice

 

Na última segunda-feira (18 de janeiro), começamos a vivenciar um momento histórico em nosso país: foi iniciada a Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19. 

 Desde o começo da pandemia que a sociedade aguarda por esta ocasião, no entanto, o número de doses disponíveis ainda é muito baixo e parece animar pouco pela incessante falta de compromisso do governo federal para que esta ação tenha êxito.

 A vacina não foi um ação do poder público federal, ela foi uma conquista da sociedade civil e do Sistema Único de Saúde (SUS), já que o presidente Jair Bolsonaro fez e faz diversas movimentações para que ela não seja prioridade e insiste em apoiar medicamentos sem eficácia comprovada. 

 Apenas 6 milhões de doses da vacina Coronavac, produzidas pela Sinovac e o Instituto Butantan foram liberadas pela Anvisa, para vacinar um total de 2,8 milhões de pessoas. Isso representa apenas 4% das 68,8 milhões de pessoas dos grupos prioritários. Para ter uma melhor noção, para vacinarmos toda a população brasileira, estima-se que precisemos de 424 a 450 milhões de doses. Dá para acreditar? 

 Nesse cenário, ainda nos deparamos com informações inconclusas sobre a compra e a chegada de novas vacinas. A cada atraso no plano de vacinação para contemplar a sociedade como um todo, centenas de óbitos evitáveis ocorrem todos os dias. 

 Após votar contra a quebra de patentes das vacinas na Organização Mundial do Comércio (OMC), o governo Bolsonaro amarga um desastre nas relações internacionais, deixando os insumos para produção em massa de vacinas pelo Instituto Buntantan e pela Fiocruz retidos na Índia e na China. Quanta irresponsabilidade!

 Dessa forma, o Brasil corre o sério risco de ficar desabastecido no meio da campanha, atrasando ainda mais a vacinação dos brasileiros e o fim da pandemia.

 Não dá mais para aguentar esse governo que está a favor da morte!

Exigimos a vacinação para todos, de forma gratuita e rápida!

23/01 - Sábado

GRANDE CARREATA -  #FORA BOLSONARO

Dia Nacional de Mobilização

Concentração: 09h

Local: em frente à Fábrica da Tacaruna, Av. Agamenon Magalhães, Recife