Frente em Defesa dos Bancos Públicos será lançada na quarta-feira (8)
A Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos será lançada, nesta quarta-feira (8), na Câmara dos Deputados. As mais de 200 assinaturas de parlamentares de 19 partidos diferentes mostram como a pauta
Publicado: 07 Maio, 2019 - 11h59
Escrito por: SEEC-PE
SEEC-PE
A Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos será lançada, nesta quarta-feira (8), na Câmara dos Deputados. As mais de 200 assinaturas de parlamentares de 19 partidos diferentes mostram como a pauta em defesa dos bancos públicos vem ganhando força no Congresso Nacional.
Na ocasião, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco será representado pela secretária-Geral, Sandra Trajano, a secretária de Bancos Públicos, Cândida Fernandes, e o secretário Intersindical, Rubens Nadiel, que são funcionários do BB, Caixa e Banco do Nordeste, respectivamente.
A secretária- Geral do Sindicato e membro do Comitê Estadual em Defesa das Empresas Públicas, Sandra Trajano, reforça que a instalação da Frente em âmbito nacional é importante para garantir o desenvolvimento regional. “A defesa da Caixa e do Banco do Brasil é tão importante quanto a defesa do Banco do Nordeste. São os bancos públicos que investem em saúde, educação, moradia e garantem linhas de crédito acessíveis para a maioria da população brasileira”, esclarece.
Como um instrumento suprapartidário, a Frente tem o objetivo de analisar todos os projetos em tramitação nas duas casas legislativas e difundir a causa das instituições financeiras públicas para outras esferas. Além de ser um espaço para a análise de todos os fatores que envolvem as ameaças de privatização, é um canal de diálogo amplo.
“Nós atuamos em várias frentes em defesa dos bancos públicos, seja na articulação com os sindicatos que representam os funcionários das empresas públicas, que também estão ameaçados de privatização e desmonte, seja com o parlamento e fazendo debate com a população, além das estratégias jurídicas”, lembrou Juvandia Moreira, presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), ao explicar que a frente parlamentar mista existia na legislatura anterior. A Contraf-CUT e a Fenae articularam com deputados e senadores para que fosse reativada. “Estamos fazendo uma cartilha para ser distribuída a prefeitos, vereadores, deputados estaduais, lideranças e para o público em geral mostrando a importância dos bancos públicos para os estados e municípios.”
Seminário “Bancos Públicos e Desenvolvimento”
Para enriquecer será a discussão, será realizado conjuntamente o Seminário “Bancos Públicos e Desenvolvimento” que reunirá especialistas em economia, também no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.
Professores renomados como Luiz Gonzaga Belluzzo (Unicamp), que foi chefe da Assessoria Especial do Ministério da Fazenda, Paulo Fernando Cavalcanti Filho (UFPb) e Luiz Fernando de Paula (UFRJ) serão palestrantes.
Além de parlamentares, participarão representantes de movimentos sociais, de entidades ligadas a bancos públicos, centrais sindicais e universidades.