• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Gráficos têm estabilidade no emprego de dois anos na empresa

Direito convencionado é garantido aos gráficos em via de aposentadoria

Publicado: 21 Novembro, 2018 - 14h03

Escrito por: Sindgraf-PE

notice

O emprego com salário justo, direitos e condições laborais é tudo que o trabalhador mais deseja e que merece por produzir a riqueza dos patrões, embora o presidente Bolsonaro tem criticado o emprego com direitos. Os gráficos pernambucanos liderados pelo Sindicato da classe (Sindgraf-PE) não só defendem os direitos e condições de trabalho no emprego, como a manutenção do emprego da categoria. Na nova Convenção Coletiva de Trabalho da classe, renovada na recente e vitoriosa campanha salarial, o gráfico mais experiente, quando falta dois anos para se aposentador, tem o direito de ter o emprego garantido. A convenção garante a estabilidade.

 “Pela 19ª cláusula da convenção, o gráfico que tiver três anos de empresa ininterruptos e faltando apenas dois anos para se aposentar terá o direito à estabilidade no emprego”, diz Iraquitan da Silva, presidente do sindicato. Porém, o sindicalista alerta o trabalhador que é preciso informar a gráfica quando alcançar tais critérios, o que pode evitar transtornos posteriores frente o eventual desligamento em face o desconhecimento da empresa.

 Portanto, o emprego com todos os direitos da classe estará garantido por até dois anos para todo gráfico que alcançar as condições da cláusula 19 da convenção. A única permissão para a demissão seria diante de alguma falta grave, devidamente demonstrada e comprovada para o Sindgraf-PE. O gráfico ainda pode ser desligado após 30 dias depois de ter completado o tempo de serviço e contribuição para obter sua aposentadoria integral. Apesar disso, a empresa pode mantê-lo na ativa sem qualquer problema.

 Diferente do que quer Bolsonaro com sua proposta de carteira de trabalho na cor verde e amarela com a redução de direitos, o gráfico quer emprego com mais direitos. E é isso que a convenção da classe tem garantido. O gráfico em vias de aposentadoria além de ter a estabilidade no trabalho com todos os direitos convencionados, ainda tem benefícios adicionais. Ele pode passar os dois últimos meses para completar o tempo de serviço para ser aposentar sem ir ao trabalho e continuará recebendo seu salário. Isso é possível desde que o trabalhador comprove à empresa que precisa se ausentar para cuidar dos documentos relativos à sua aposentadoria.

 Iraquitan aproveita para pedir a todos gráficos em vias de aposentadoria e os que estão próximos para se sindicalizarem de forma a fortalecerem a entidade sindical para continuar lutando para preservar este e demais direitos coletivos da categoria, os quais garantem emprego com direitos.

carregando
carregando