• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Juventude do Pajeú lança Comitê em Defesa de Lula

O lançamento aconteceu durante Plenária da CUT

Publicado: 09 Abril, 2018 - 19h43

Escrito por: Monyse Ravena

PH Reinaux
notice
“passamos por um golpe midiático, jurídico e parlamentar,

Aconteceu no último domingo (08), na cidade de Afogados da Ingazeria, no Sertão do Pajeú, a Plenária de Atualização da Plataforma da Classe Trabalhadora, da Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT PE). A atividade teve o tema Juventude e contou com uma plenária lotada de jovens na manhã de domingo.

Na mesa de abertura, o presidente da CUT PE, Carlos Veras, frisou a importância da juventude construir o movimento sindical e a necessidade do diálogo intergeracional, “a juventude precisa do companheirismo dos dirigentes em sua caminhada”, Veras também lembrou que foi o presidente mais jovem a ser eleito pela CUT PE. O sindicalista também lembrou da conjuntura nacional, “passamos por um golpe midiático, jurídico e parlamentar, nesse contexto, Lula é um preso político, essa geração tem o deve de lutar para manter os direitos que conquistamos nas ruas”.

Fabiano Moura, diretor de comunicação da CUT PE frisou que as plenárias de atualização da plataforma são também plenárias de resistência que ajudam a organizar a defesa de Lula, “já passamos por Ouricuri e Petrolina e agora estamos nessa linda Plenária em Afogados da Ingazeira”.

A atividade contou com uma mesa composta por Pedro Henrique, secretário de Juventude do Partido dos Trabalhadores (PT) e Adriana do Nascimento, diretora de juventude da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Pernambuco (Fetape). Pedro Henrique frisou a o papel importante que a juventude teve na reconquista da democracia no Brasil, nos anos 1980, falando sobre o cenário atual afirmou, “Temos certeza que mais uma vez vai ser a força da juventude do campo e da cidade nos ajudar a sair dessa situação. Esse golpe existiu para evitar o avanço da juventude trabalhadora”.

Adriana afirmou a importância da construção da plataforma da classe trabalhadora, “precisamos ter proposições para todo o estado e garantir que as proposições que saiam daqui hoje e cheguem na vida de cada um e cada uma”.

 

Comitê Popular

Ao final da atividade, o grupo de jovens presentes fundo um Comitê Popular em Defesa de Lula da Juventude do Sertão do Pajeú. O comitê vai aglutinar jovens que são contrários a retirada de direitos, aos abusos do poder judiciário, à parcialidade da Justiça e a prisão do presidente Lula. O grupo irá ajudar a disseminar informações verdadeiras sobre a situação de Lula e também ficará responsável por promover mobilizações na região.

O surgimento de comitês populares é crescente em todo o Brasil e são uma articulação que envolve movimentos populares, sindicais, Organizações Não Governamentais (Ongs), partidos políticos, lutadores e lutadoras em defesa de Lula.

carregando
carregando