Escrito por: Assessoria de Comunicação da CUT-PE
Sem mulher não tem democracia. Com esta frase puxando a caminhada, nesta quarta-feira, dia 8 de março, a secretaria Mulheres da CUT Pernambuco, se juntou a outros movimentos feministas e saiu em passeata pelas ruas de Recife em comemoração ao Dia Internacional de Luta das Mulheres.
A concentração iniciou a partir das 14h, no parque 13 de maio. De lá saíram em caminhada, por volta das 17h, pela Av. Conde da Boa Vista até a ponte Princesa Isabel, onde a participação da CUT foi encerrada com bastante entusiasmo.
O movimento mostrou nas ruas a força da luta das mulheres por saúde pública, por uma vida sem violência e por equidade de gênero. Com músicas, cartazes e performances, as feministas gritaram o que estão pensando da situação das mulheres e das políticas que os governos têm implementado, ou não, para enfrentar os problemas de segurança, desemprego, falta de políticas de saúde, educação, moradia, entre outros, em destaque para o novo governo estadual.
Cerca de cinco mil mulheres tomaram às ruas do centro do Recife sob a palavra de ordem “Mulheres nas ruas contra: o racismo, o feminicídio, o transfeminicídio, o encarceramento em massa, pela legalização do aborto, por uma democracia popular e sem anistia para golpistas”
Vale salientar que o ato político seguido de caminhada pelo Centro do Recife pela passagem do #8M no Recife, Dia Internacional das Mulher, novamente mostrou a mobilização e participação de companheiras diversas categorias, movimentos sociais, pautas políticas e lutas.
A CUT Pernambuco esteve presente nesse movimento engajado de mulheres que fortalece e segue em frente em busca da ampliação de direitos. Lutamos contra o fascismo, racismo e machismo; a violência, desigualdade e intolerância.
É dia de celebrar as mulheres que fazem a diferença em seus locais de trabalho e lutam pelos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras.
#CUTNaLuta#untossomosfortes