Mulheres CUTistas debatem conjuntura política, protagonismo e Marcha das Mulheres

Publicado: 05 Agosto, 2023 - 12h20

Escrito por: Assessoria de Comunicação da CUT-PE

Agência JCMazella

A CUT Pernambuco realizou em 31/07, nos horários da manhã e da tarde, o III Encontro das Mulheres CUTistas, no auditório do Sindicato dos Bancários. Aa sindicalistas debateram questões importantes da conjuntura, a luta e resistência das mulheres no poder e na sociedade, visando à Marcha das Margaridas.

O presidente da Central, Paulo Rocha, a vice-presidenta, Uedeslaine Santana, a secretária nacional da Saúde do Trabalhador, Madalena Silva, a secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-PE, Liana Araújo a superintendente Regional do Trabalho, Suzineide Rodrigues, a deputada estadual Dani Portela, Piedade Marques, as companheiras Luiza Batista e Lindinere Ferreira, bem como outras expressivas representantes de segmentos do movimento sindical., estiveram presentes.

Além disso, houve  uma saudação  especial/virtual da senadora Teresa Leitão (PT-PE), que comentou sobre o papel das mulheres no contexto politico e sindical.

O encontro mostrou expressiva participação, representatividade e compromisso das Mulheres CUTistas marcaram presença. Vale ressaltar que a organização do evento fez  homenagem ao 25 de Julho Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A data começou a ser celebrada em Santo Domingo, na República Dominicana, onde aconteceu o primeiro encontro de mulheres negras latino-americanas e caribenhas em 1992. A partir daí, a data foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU

De acordo com a secretaria da Mulher Trabalhadora da CUT-PE, Liana Araújo essa data relembra também o marco internacional de luta e resistência da mulher negra para reafirmar a necessidade de enfrentar o racismo e o sexismo vivido até hoje por mulheres que sofrem com a discriminação racial, social e de gênero. “No Brasil, a data também é celebrada pelo Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Tereza de Benguela foi um líder quilombola de destaque que resistiu à escravidão durante duas décadas no século XVIII, lutando pela comunidade negra e indígena que vivia sob sua liderança.

No Brasil, em 2014 a Lei 12.987 estabeleceu o 25 de julho também como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. A homenageada foi líder do Quilombo Quariterê no século 18, comunidade localizada na fronteira entre o Mato Grosso e a Bolívia. Referida como “rainha”, Tereza esteve no comando do quilombo, que reunia cerca de 100 pessoas e se organizava politicamente por meio de um conselho, ao longo de duas décadas.

Continuemos firmes na luta por uma sociedade mais justa, igualitária e democrática para todos e todas!

Fonte: Assessoria de Comunicação da CUT-PE, com informações adicionais do do Brasil de Fato e do blog.mds.gov.br