Pernambucanas se reúnem e seguem para a Marcha das Margaridas

Comitiva de mulheres saiu do Recife em direção à Brasília, para manifestações durante a semana

Publicado: 12 Agosto, 2019 - 11h10 | Última modificação: 12 Agosto, 2019 - 16h13

Escrito por: Mário Fontes/Folhape com informações adicionais da CUT-PE

Foto: Thiago Britto/Folha de Pernambuco

Na manhã deste domingo (11), duas mil pernambucanas embarcaram para Brasília, para a sexta edição da Marcha das Margaridas, que será realizada nos dias 13 (terça) e 14 (quarta-feira), na capital federal. Boa parte delas partiu da Praça do Derby, onde realizaram também um ato em prol das pautas, como a retirada de direitos, machismo e todas as formas de violência contra as mulheres.

A mobilização é organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG). No estado a comitiva para a marcha fica a cargo da Federação de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (FETAPE), com participação da CUT-PE e movimentos sociais.

“Estaremos marchando para se somar às 100 mil mulheres por maior justiça. Somos a segunda maior delegação do Brasil, continuando a luta em favor dos direitos das mulheres rurais”, comenta a integrante do comitê da Marcha das Margaridas em Pernambuco, Andréa Butto.

Ao todo, 400 mulheres estiveram reunidas no bairro do Derby, onde embarcaram às 11h após a concentração.

MARCHA

Realizada de quatro em quatro anos, a Marcha das Margaridas recebe o nome em homenagem a líder sindical paraibana, Margarida Maria Alves primeira mulher presidente do sindicato dos trabalhadores rurais. Ela chegou a movimentar mais de 600 ações trabalhistas em 12 anos de gestão e teve seu trabalho interrompido em 1983, quando foi assassinada.

Em 2015, as manifestações levaram cerca de 70 mil mulheres à capital federal. Já para este ano, são esperadas 100 mil. Em 2019, a movimentação será realizada nos dias 13 e 14 deste mês. Serão oferecidas oficinas para discutir os eixos do movimento, além de ensaios de batuque.