MENU

Pernambuco amanhece pedindo “Fora Bolsonaro

Estado nordestino é um dos que aderiram à Campanha Nacional #ForaBolsonaro, realizada em todo o país nesta sexta-feira (10). Durante todo o dia estão programadas ações em redes sociais e nas ruas

Publicado: 11 Julho, 2020 - 11h11

Escrito por: Assessoria de Comunicação da CUT-PE

notice

Manifestações simbólicas e virtuais em favor do pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (ex-PSL) estão ocorrendo em todo o país, num que o Brasil se aproxima do triste recorde de 70 mil mortes causadas pela pandemia do novo coronavírus (Covid 19). As mobilizações aconteceram em mais de 18 capitais do país, hashtag ficou nos trends topics do Twitter, faixas foram espalhadas pelas cidades e nos atos presenciais medidas de proteção foram garantidas, Vale ressaltar que neste dia ‘Fora, Bolsonaro’ houve caminhadas, carreatas, faixas colocadas em estradas e avenidas centrais, outdoors, projeções em prédios, carros de som e atos simbólicos em praças e ruas de diversas cidades brasileiras.

Na capital de Pernambuco, Recife, um ato simbólico ocorreu pela manhã  no Mercado Público de Casa Amarela. De máscaras e prevenidos contra a Covid-19, militantes levaram faixas, bandeiras e cartazes em protesto aos desmandos do governo que tem negado direitos e retirado vidas. Apesar do forte aparato da Policia Militar de Pernambuco e PROIBIÇÃO para o estacionamento do carro de som, a CUT Pernambuco e demais entidades informaram que o carro circularia em torno do Mercado e as falas foram feitas dentro do veículo e foi um sucesso; foi realizada também uma apresentação teatral para reforçar  a Campanha Fora Bolsonaro. 

CUT/PECUT/PECUT/PE

Também houve projeções em prédios públicos e em locais de maior circulação, como feiras, praças e parques. As organizações da campanha convocam a população a estender panos pretos nas janelas para simbolizar o #ForaBolsonaro, além de realizar um panelaço que também está previsto para esta sexta, a partir das 20h. 

As ações foram realizadas por organizações, movimentos sociais e sindicais da cidade e do campo. Da Região Metropolitana do Recife (RMR) até o sertão, ações de mobilização com carros de som e bicicletas, além da veiculação de spots com pautas de denúncia e anúncios sobre as ameaças do governo Bolsonaro.

Nas praças e principais ruas das cidades deAfogados da Ingazeira, Serra Talhada, Ouricuri, Araripina e Garanhuns. Diversas faixas e cruzes simbólicas também foram usadas para simbolizar as mortes por Covid-19 entre outras nas regiões do estado de Pernambuco.

CUT/PECUT/PECUT/PE
Ouricuri (PE) 

 

Em Triunfo ,no sertão pernambuco, um grupo de jovens colocou cruzes simbolizando o genocídio provocado por Bolsonaro que desdenha da Covid 19, a chamando de gripizinha.

CUT/PECUT/PECUT/PE
Triunfo (PE)