MENU

Piso salarial na empresa MS Gráfica é corrigido após denúncia

Os gráficos das demais empresas que estejam sofrendo algum tipo de irregularidade patronal, devem denunciar o caso no Sindicato, através do telefone (3222-3590)

Publicado: 23 Fevereiro, 2015 - 09h10

Escrito por: Sindgraf-PE

Os trabalhadores gráficos não aceitam mais continuar recebendo abaixo do piso salarial da categoria. Um exemplo claro acaba de acontecer este mês na MS Gráfica e Copiadora. Após queixas de remuneração irregular, o órgão de classe (Sindgraf-PE) entrou no caso e conseguiu resolver o problema. Em pouco tempo, a empresa reconheceu o erro e reajustou o salário. Para provar a adequação, foi apresentado os comprovantes de pagamento dos gráficos.

 

Contudo, foi verificado que nem todos passaram a receber o piso adequadamente. A empresa alegou que tais funcionários pertenciam a outra categoria, mas o Sindicato não aceitou a questão. A entidade sindical esclareceu que a atividade preponderante da empresa é gráfica, logo, todos são enquadrados sindicalmente como gráficos, a não ser se existisse uma categoria diferenciada, o que não é o caso. Mesmo sem conhecer a regra, que consta no artigo 511 da CLT, a MS garantiu que atualizará a remuneração desses funcionários no próximo mês.

 

“Os empregados não devem continuar calados”, ressalta Lidiane Araújo, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Pernambuco. Foi por conta do fim do silêncio diante de irregularidades que os funcionários da MS Gráfica e Copiadora receberão o justo salário. A adequação, com base no que diz a Convenção Coletiva de Trabalho da Categoria, só foi possível porque houve denúncia para o órgão de classe. O Sindicato levou o caso para a Superintendência Regional do Trabalho. Na segunda-feira (9), houve uma reunião de mediação entre a empresa e o Sindgraf-PE, onde tudo ficou definido como manda a lei.

 

Denúncia

Os gráficos das demais empresas gráficas pernambucanas, que estejam sofrendo algum tipo de irregularidade patronal, devem denunciar o caso no Sindgraf-PE. As reclamações podem ser realizadas por fone (3222-3590), pela internet no site do Sindicato através da Seção Denúncia Online. Também podem ser feitas pessoalmente na sede do Sindgraf, na Rua do Veiga, 201, Santo Amaro – Recife.