Plenária, avaliação e estratégias de luta

Em pauta: Avaliação do resultado das eleições e da atual conjuntura política, além da preparação de ato público contra a extinção do Ministério do Trabalho e contra o desmonte da previdência social.

Publicado: 13 Novembro, 2018 - 12h45

Com intuito de manter os princípios da liberdade e autonomia sindical e trabalhar na perspectiva das novas demandas da classe trabalhadora, a CUT Pernambuco realiza nesta terça-feira, 13/11, às 15h, a Plenária Sindical,  no auditório do Sindicato dos Servidores Federais (Sindsep-PE), na Boa Vista.

Em pauta: avaliação do resultado das eleições deste ano e da atual conjuntura política, além da preparação de ato público contra a extinção do Ministério do Trabalho e contra o desmonte da previdência social. O presidente eleito Jair Bolsonaro confirmou na semana passada que vai extinguir o Ministério do Trabalho. A pasta criada há 88 anos, segundo ele, será incorporada a pasta em “algum ministério” – logo quando o Brasil tem 13,5 milhões de desempregados. Ele também mostrou disposição em falsear os dados do IBGE.

O Ministério já tem tarefas demais: fiscalização, estatística, registro profissional, FGTS… Difícil acreditar que haverá empenho de um outro ministério para, por exemplo, combater o trabalho escravo.

No próximo dia 22/11 será realizado um dia Nacional de Mobilização, com panfletagens, assembleias nos locais de trabalho e diálogo com a população para esclarecer os riscos de uma nova proposta de reforma da Previdência nos moldes exigidos pelo mercado, como propõe o presidente de extrema-direita, que pretende adotar o modelo de capitalização.

Em 26 de novembro, os trabalhadores farão atos em frente ao Ministério do Trabalho e em todas as Superintendências Regionais do Trabalho espalhadas pelo Brasil para protestar contra a proposta do fim da pasta e reitera a defesa  das aposentadorias.