Protesto,resistência e luta dos ambulantes informais do Recife
De acordo com Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Comercio Informal do Recife (Sintraci), filiado à CUT-PE,a retirada daquela área por conta do projeto de reformulação da Avenida Conde da Boa Vista.
Publicado: 27 Março, 2019 - 11h19
Escrito por: Redação CUT-PE
Quarta-feira, 27 de março: Dia de protesto,resistência e luta dos trabalhadores e trabalhadoras do comercio informal do Recife
Os ambulantes do comercio informal do Recife realizam nesse momento uma manifestação de protesto com os dizeres "ambulantes em luta pelo direito ao trabalho", na Avenida Conde da Bos Vista. De acordo com Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Comercio Informal do Recife (Sintraci), filiado à CUT-PE, a retirada daquela área é por conta do projeto de reformulação da Avenida Conde da Boa Vista, coordenado pela prefeitura do Recife.
Em nota, o Sintraci anunciou que a realização do protesto no cruzamento das Rua Gervásio Pires com a Conde da Boa Vista tem por objetivo buscar mais oportunidades de comunicação com a gestão. “Os trabalhadores pedem maior diálogo da Prefeitura do Recife na construção do projeto de requalificação da Avenida Conde da Boa Vista, histórico corredor de comércio do centro da cidade”, diz a nota. Além disso enfatiza, “não houve uma apresentação do projeto para discussão, sem a garantia de que os 300 trabalhadores informais poderão continuar atuando na via”
"A prefeitura fez esse projeto e já quer começar as no próximo dia 2 de abril a primeira etapa das obras. Mas, não apresentou para os comerciantes informais e para o Sindicato nenhuma proposta que possa contemplar a existência do comércio informal na Conde da Boa Vista a nova obra. Na ausência de transparência, de comunicação e pelo direito da classe trabalhadora continuar na via pública organizados e ordenados, decidimos fazer essa mobilização e protesto", ressaltou o presidente do Sintraci, Severino Souto Alves.