Recife: 7 de setembro com grande mobilização em defesa da democracia e soberania
Publicado: 10 Setembro, 2025 - 12h46 | Última modificação: 10 Setembro, 2025 - 16h13
Escrito por: Assessoria de Comunicação da CUT-PE | Editado por: Chico Carlos
O 7 de setembro em Recife foi marcado por uma grande marcha organizada pela CUT-PE, em parceria com outras centrais sindicais e movimentos sociais. Mais de 5 mil pessoas ocuparam ruas e avenidas do centro da capital, transformando a data em ato político pela democracia, liberdade e soberania.
A CUT, centrais, movimentos populares e lideranças políticas foram, às ruas do Recife junto a população para defender a soberania, direitos trabalhistas e a punição para golpistas.
O presidente da CUT Pernambuco, Paulo Rocha, disse que o dia 7 de setembro foi marcado pela defesa da soberania brasileira.
Com o lema: “7 de Setembro do Povo – quem manda no Brasil é o povo brasileiro, a mobilização expressou a resistência popular frente às tentativas da extrema direita de sequestrar a data com suas pautas fascistas e as recentes medidas adotadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que impôs tarifas de 50% sobre as exportações de produtos brasileiros, consideradas um ataque direto contra a economia e as instituições nacionais.
A mobilização também contouom a coleta de votos do Plebiscito Popular por um Brasil mais justo e soberano, que consulta a população sobre três pontos centrais: isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, maior taxação sobre os super-ricos, fim da escala 6x1 e redução da jornada de trabalho sem redução salarial.
A mobilização teve início logo cedo, no Parque Treze de Maio. De lá, trabalhadores e trabalhadoras seguiram em caminhada pela Rua do Hospício, passando pelas avenidas Conde da B oa Vista, Guararapes e Dantas Barreto, rumo à Praça do Carmo.