Nesta quinta-feira (30/05), dia nacional de mobilização contra a reforma da Previdência e cortes de verbas na educação determinados pelo governo Bolsonaro, milhares de brasileiros ocuparam as ruas de cidades de todo o país e do interior em mais um tsunami em defesa do ensino público e da aposentadoria, rumo à greve geral do dia 14 de junho. Manifestações democráticas com muito entusiasmo, participação e cidadania.

Convocada pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Br...asileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), os protestos contaram com apoio da CUT e de entidades filiadas à Central, como a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam) e a Federação Única dos Petroleiros (FUP).

Na capital pernambucana, Recife, uma multidão de estudantes, professores, servidores da Educação, além de parlamentares, representantes de sindicatos cutistas, se concentrou na rua Aurora, às margens do rio Capibaribe, no bairro Santo Amaro. O ato contou com quatro carros trios eléricos, centenas de bandeiras, banners, faixas, cartazes e teve apoio da CUT-PE, de diversas entidades sindicais ligadas à Educação, de partidos políticos, dos movimentos sociais e estudantes. Houve uma aula pública com professores da Universidade Federal de Pernambuco no trio elétrico postado em frente ao Ginásio Pernambucano. Os professores e as professoras criticaram os ataques que as entidades estudantis, movimentos sociais e sindicatos vêm enfretando por parte de Bolsonaro há cinco meses e reforçaram a importância de todos se juntarem às manifestações da tarde de hoje (30) e do próximo dia 14 de junho rumo à greve geral. Com gritos de ordem em defesa da educação, os estudantes e professores ocuparam às ruas por volta das 17h, em passeata em direção ao centro do Recife. Por onde passaram  foram recebidos com aplausos e vibração.

Vale registrar que, os trabalhadores petroleiros realizaram no início da manhã um ato público em prol da Educação, em frente a Refinaria Abreu e Lima, no Porto de Suape. A categoria deliberou em Assembleia Geral, a aprovação da Greve Geral do próximo dia 14 de junho. Em Caruaru, teve aula pública e a realização de um grande ato no centro da capital do agreste.

Em Flores, Sertão do Pajeú, estudantes levaram cartazes às ruas para defender a educação Também no Interior do Estado houve manifestações em Araripina e São José do Egito. Já em Garanhuns, região do Agreste, alunos, professores, servidores e técnicos administrativos da educação, bem como trabalhadores de diferentes categorias e outros setores da sociedade civil organizada participaram de uma aula pública.

A tag #30MpelaEducacao ocupou a primeira posição do Twitter Brasil nesta manhã. E a quarta posição no ranking mundial.