Reivindicações para Dia Internacional das Mulheres serão escolhidas pela categoria
O questionário pode ser acessado no link: https://pt.surveymonkey.com/r/VDGZSGG
Publicado: 30 Janeiro, 2020 - 12h07
Escrito por: Brunno Porto
A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) lançou, nesta semana, uma pesquisa online que busca saber quais são as bandeiras de luta prioritárias para as bancárias que merecem destaque no Dia Internacional da Mulher, 8 de março.
A secretária da Mulher do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Eleonora Costa, alerta a categoria bancária sobre a importância da participação de todos. “São vários os motivos para irmos às ruas e gritar por igualdade, pelo fim do assédio, por melhores salários e pela manutenção dos nossos direitos que estão sendo severamente atacados. Então, temos que nos apropriar desta consulta para que o seu resultado reflita quais são as nossas reivindicações centrais”, destaca Eleonora.
Historicamente, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco dialoga, dentro e fora das agências, com clientes e bancários sobre a desigualdade de gênero enfrentada pelas mulheres no mundo do trabalho e na sociedade. A presidenta do Sindicato, Suzi Rodrigues, destaca que a pesquisa da Contraf-CUT traz para o centro de discussão temas caros às mulheres, como combate ao feminicídio, ampliação das mulheres nos espaços políticos, fim da divisão sexual do trabalho, entre outros.
“O dia 8 de março é uma data que comemoramos inúmeras conquistas, mas também precisamos refletir sobre o quanto ainda precisamos avançar para ter uma sociedade igualitária, que respeite os direitos das mulheres e garanta dignidade para todas e todos. Responder a essa pesquisa é de suma importância, sobretudo para podermos mostrar para o governo Bolsonaro toda nossa indignação diante de um mandato misógino”, ressalta Suzi.
A Fetrafi-NE também reforça o necessário envolvimento das bancárias com a pesquisa. “Precisamos ouvir da nossa base quais são os pontos que ela considera mais urgentes para lutarmos em 2020. A pesquisa é rápida, composta por apenas uma pergunta, mas de suma importância”, conclui a secretária da Mulher da Fetrafi-NE, Cândida Fernandes.
O questionário pode ser acessado no link: https://pt.surveymonkey.com/r/VDGZSGG