Em nota, SEE confirma o reforço exclusivo em Português e Matemática e que ações incentivam a terceirização dos profissionais de educação.
Após grande repercussão da denúncia feita pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco sobre as ações do Governo do Estado em relação ao reforço escolar nas disciplinas de Português e Matemática, a Secretaria de Educação de Pernambuco decidiu se pronunciar sobre o caso. Em nota oficial, a SEE confirma a realização do reforço somente nas duas disciplinas, ampliando o número de contratos temporários que hoje já chega a 18 mil profissionais. Ainda segundo a nota, a Secretaria acusa o Sintepe de ter sido leviano quanto às denúncias apresentadas. Contudo, o Sindicato tem a total certeza de que agiu em defesa da educação pública de qualidade em seu conjunto e não somente em disciplinas isoladas, que são utilizadas nas provas externas de avaliação. É importante ressaltar que essas ações podem gerar um resultado que podem mascarar a real situação da educação pública da rede estadual.
Além disso, a SEE aponta que o Sintepe tinha total ciência do assunto, ao participar de uma reunião que teria sido realizada no dia 9 de setembro de 2013. Contudo, nesta data não houve nenhum encontro entre o governo e os representantes da categoria. Leia a nota da SEE na íntegra: POSICIONAMENTO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A Secretaria de Educação do Estado (SEE) repudia as acusações relacionadas pelo Sintepe através de matéria publicada no site do sindicato intitulada “Governo do Estado tenta burlar Prova Brasil”. A SEE rebate esclarecendo que as aulas de reforço de português e matemática fazem parte de uma política pública de apoio que vem sendo adotada desde o primeiro semestre em mais de 300 escolas da rede que obtiveram notas abaixo de 3,0 no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe). O reforço escolar teve início ainda no mês de maio e em nada se relaciona com a Prova Brasil ou com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). É importante frisar que o critério de seleção destas escolas não guarda nenhuma relação com a prova do Ideb, visto que a lista de escolas contempladas no reforço foi definida em março de 2013. A secretaria garante ainda que a nenhum professor efetivo foi solicitado que trabalhasse em aulas de reforço. Essas aulas são ministradas exclusivamente por profissionais contratados temporariamente para fins de reforço escolar como forma de não comprometer o trabalho dos professores das turmas. A política de apoio contempla a criação de reforço no contraturno. O horário de entrada e saída de cada turno não foi ampliado. Em algumas situações específicas onde os alunos não podem comparecer no contra turno, o apoio para esses estudantes é feito dentro do horário de aula com a anuência do professor regente. Os professores trabalham em atividades individualizadas para atender às dificuldades desses alunos. Além disso, existem outras ações da política de apoio que também abrangem toda a rede de ensino, entre elas a promoção de aulões em 79 polos não contemplados pelo Prevupe abrangendo todas as Gerências Regionais de Educação (GREs). A secretaria oferece ainda simulados aos alunos do ensino médio envolvendo todas as 796 escolas que ofertam ensino médio. Professores formadores são designados por GRE para acompanhar de perto o planejamento dos professores. Uma política pública que envolve toda rede de ensino de Pernambuco com diversas ações de apoio à melhoria de aprendizado nas suas 796 escolas não pode ser levianamente confundida com uma tentativa de manipular resultados. A amostra da prova SAEB/2011 contou com apenas 33 escolas de Pernambuco avaliadas no Ensino Médio, enquanto que as ações desenvolvidas pela SEE abrangem toda rede à exceção do aporte de professores de reforço, que por limitações orçamentárias se limitou as 300 escolas com desempenho inferior a 3,0 na última avaliação do IDEPE. As iniciativas foram informadas ao próprio sindicato pelo secretário de Educação em reunião na sede da SEE no último dia 09 de setembro. Assessoria de imprensa da Secretaria de Educação