MENU

Seminário de Comunicação reúne mais de 30 sindicatos

Vale ressaltar que, a participação de todos e todas é de suma importância parde uma comunicação sindical eficaz, forte e ativa, visando a disputa hegemônica da atual conjuntura política e sindical.

Publicado: 27 Setembro, 2019 - 14h30 | Última modificação: 30 Setembro, 2019 - 11h45

Escrito por: Assessoria de Imprensa CUT PE

CUT-PE
notice

O Coletivo Estadual de Comunicação da CUT Pernambuco iniciou na manhã desta quinta-feira, 26/09, o Seminário de Comunicação Professor Luiz Momesso, no Centro de Formação e Lazer do Sindsprev, bairro da Guabiraba/ Recife. Na mesa de abertura registradas as presenças do presidente da CUT Pernambuco, Paulo Rocha, o secretário Nacional de Comunicação, Roni Anderson, o secretário adjunto, Admirson Medeiros(Greg) e o secretário estadual de Comunicação, Fabiano Moura, bem como companheira sindicalista, Tereza Souza, do Sindicato dos Bancários de Pernambuco. Vale ressaltar que, a participação de todos e todas é de suma importância para construção de uma comunicação sindical eficaz, forte e ativa, visando a disputa hegemônica da atual conjuntura política e sindical.

O papel da mídia no avanço do conservadorismo e na cultura do ódio

Ainda dentro da programação do Seminário de Comunicação Sindical Professor Luiz Momesso, foi realizado a discussão da conjuntura sobre o papel da mídia no avanço do conservadorismo e na cultura do ódio com os professores de comunicação Jamerson Murilo e Ana Veloso. A mesa foi coordenada pela jornalista Fabíola Mendonça do Sindsep PE. Eles fizeram uma análise das raízes sociais do conservadorismo, o Bolsonarismo, a luta de classes, o crescimento das redes sociais, a força do poder econômico, a manipulação da imprensa e a leitura crítica da mídia, além do enfoque "nós e eles" no bombardeio por todas as plataformas e narrativas. Os dois palestrantes foram críticos em relação à atuação da grande Mídia. 

No horário da tarde, a programação teve sequencia, com a mesa "Mídia Engajada: desafios, ações e perspectivas" e contou com a participação do vereador e militante pela comunicação, Ivan Moraes (PSOL), Monyse Ravenna, do Brasil de Fato, Inácio França, da Marco Zero Conteúdo, Alexandre Yuri, do Trilhas da Democracia e Paula Reis, do Programa Fora da Curva, apresentado ao vivo, de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 12h nas rádios Universitária 99.9 FM e Rádio Paulo Freire 820 AM com streaming pelo Facebook na página do programa e na da Universitária FM, com reprise às 21h. Um debate bastante produtivo com uma série de informações, esclarecimentos e opiniões para a plateia.

Mas, o grande momento do seminário  aconteceu na tarde desta quinta-feira (30), com a homenagem ao professor Luiz Momesso. O presidente da Central, Paulo Rocha e o secretário de Comunicação, Fabiano Moura, entregaram uma placa e estátua de caboclo de lança, como forma de gratidão e reconhecimento a trajetória de vida e dedicação do professor à pesquisa acadêmica e sua militância na comunicação sindical.

Na manhã desta sexta-feira, 27/09, o Seminário de Comunicação Professor Luiz Momesso, teve prosseguimento com debates, comentários e avaliações. Na opinião geral dos participantes, o seminário cutista superou expectativas e alcançou plenamente seus objetivos.

Na programação de debates constaram da pauta: comunicação sindical, a experiência dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, com a jornalista da FETAPE, Gleyciane Nogueira. Ela apresentou um histórico do trabalho e lutas da entidade, além de dados, informações, estratégia de comunicação, ações e política de comunicação. Logo a seguir, a jornalista Kelly Pedrosa, destacou sobre a utilização das ferramentas de mídia, identidade visual, Instagram, WhatsApp e Twitter. Explicou com detalhes e informações pertinentes sobre cada ferramenta utilizada nas redes sociais.

#juntossomosmaisfortes #comunicaçãocut