Escrito por: Assessoria de Imprensa CUT PE
O objetivo do seminário é fortalecer o Coletivo Estadual e a política de comunicação sindical da CUT-PE, em sintonia com a CUT-Nacional e será realizado no Centro de Formação e Lazer (CFL) do Sindsprev/Recife
A CUT Pernambuco, através do Coletivo Estadual de Comunicação, realiza nos dias 26 e 27 de setembro (quinta e sexta-feira), o Seminário de Comunicação Professor Luiz Momesso, no Centro de Formação e Lazer do Sindsprev, BR-101/Norte, Km 57. bairro da Guabiraba, no Recife.
O objetivo do seminário é fortalecer o Coletivo Estadual e a política de comunicação sindical da CUT-PE, em sintonia com a CUT-Nacional; interagir para construção de percurso formativo permanente, sobre os desafios da comunicação sindical; contribuir para a compreensão política sobre o atual momento do país; fazer uma leitura crítica do papel da grande mídia na construção do golpe de 2016 e os efeitos desse processo na economia, na política e nas conquistas sociais; debater sobre as diversas ações da mídia alternativa, comprometida com a democracia e a luta de classe; compreender a utilização das ferramentas de mídia mais utilizadas no momento e, por fim, construir propostas que possam ajudar na comunicação dos movimentos populares e sindical junto à sociedade.
Nesses dois dias serão realizados debates sobre conjuntura, o papel da mídia no avanço do conservadorismo, a cultura do ódio, a mídia engajada, os desafios da comunicação sindical e popular diante dos retrocessos, além das novas tecnologias, redes sociais e uso de ferramentas, bem como construir propostas para a disputa hegemônica dos meios de comunicação.
Segundo o secretário de Comunicação e Imprensa da CUT-PE, Fabiano Moura, a participação de todos e todas é de fundamental importância, com objetivo de construir uma comunicação sindical eficaz é um dos maiores desafios para o movimento sindical.“Hoje, o que está em pauta é fazer algo novo, diferente, porque nossa luta é histórica, é também romper com barreiras e mostrar o papel do sindicalismo para uma sociedade cada vez mais “bombardeada” por tecnologias e conteúdos, muitos deles fakes e, assim, fortalecer nossas entidades e impulsionar a luta por transformações sociais que melhorem a vida da classe trabalhadora”, acentuou.
PROGRAMAÇÃO
PRIMEIRO DIA DE ATIVIDADE
Dia 26 de setembro (quinta-feira)
Horário 8h30 - Atividade Cultural
9h - Abertura política
Das 9h30 às 12h30 -
Plenáriia - Temas: Conjuntura - o papel da mídia no avanço do conservadorismo e a cultura do ódio
Das 12h30 às 13h30 Intervalo para almoço
Das 14h às 16h – Plenária- Tema: Mídia engajada (Desafios, ações e perspectivas da mídia engajada)
Das 16h às 18h – Plenária - Tema: Ações e desafios da comunicação sindical e popular no cenário de retrocessos.
PROGRAMAÇÃO SEGUNDO DIA DE ATIVIDADE
Dia 27 de setembro (sexta-feira)
Horário: 08h às 10h30
Plenária – Oficina/Temas: As novas tecnologias, redes sociais e o uso das ferramentas tecnológicas. Utilização do WhatsApp, Facebook, Instagram, twitter...
10h30 às 12h30 - Transmissão ao vivo e postagens em tempo real...
Intervalo para almoço 12h30 às 14h
Das 14h às 16h
Plenária - Construção de propostas para sistematização, debate e considerações finais.