Escrito por: Sintrajuf PE
Os servidores da Justiça Federal, TRF e TRE farão um dia de greve para reforçar a luta pela aprovação do reajuste da categoria.
Servidores do Judiciário Federal em Pernambuco decidiram realizar um ato no dia 8 de abril e uma paralisação geral no dia 15 do mesmo mês. As atividades são para exigir a aprovação do PL 7920/15, que reajusta os vencimentos da categoria. Essas deliberações ocorreram em assembleias durante a greve de advertência na Justiça Federal e no TRE e no ato do TRF.
O ato no TRF terá a participação dos servidores da Justiça Eleitoral e servirá para conversar com os parlamentares que estão presentes na posse do novo presidente do tribunal para buscar apoio à aprovação do PL 7920/15.
No dia 15 de abril os servidores da Justiça Federal, TRF e TRE farão um dia de greve para reforçar a luta pela aprovação do reajuste da categoria.
As mobilizações do mês passado demonstram que a unidade em torno de uma única luta (reajuste) é possível na nossa categoria. Vimos que, finalmente, os servidores estão dispostos a participar de uma greve nacional pela aprovação do PL 7920/15, quando houver uma decisão nesse sentido. A união de todos facilita o combate às retaliações ao direito de greve, como é o caso da resolução do pleno do TRT que coíbe a luta dos servidores. A melhor forma de vencer essas barreiras é o engajamento de todos.
Nunca ficamos tanto tempo sem reajuste salarial e isso é proveniente não só de decisões políticas como também de uma divisão dentro da própria categoria. Queremos que a grande mobilização na Justiça Federal contamine servidores dos demais tribunais. Só assim conseguiremos a vitória.
Mobilização – Os atos e paralisações do último dia 26 de março serviram como pontapé inicial da mobilização pela aprovação do PL 7920/14. Durante a manhã houve um ato em frente às varas do trabalho da Sudene. Enquanto isso, os servidores da Justiça Federal compareceram em massa ao hall da sede e permaneceram lá até o final da tarde. Durante a manhã eles realizaram atividades como ginástica laboral, doaram sangue ao Instituto de Hematologia do Nordeste (Ihene), houve também a realização de sessões de quick massage com a terapeuta Rosa Silva.
Durante a paralisação na JF o economista Washington Lima (SP) trouxe esclarecimentos sobre o PL 7920 para os servidores presentes. Assessor econômico que presta serviço ao Sintrajuf/PE e sindicatos do poder judiciário federal, Lima participou do grupo de estudos da Fenajufe sobre o impacto orçamentário do projeto e tem diversos estudos econômicos relacionados aos servidores do judiciário.
Kátia Saraiva, presidente do Sintrajuf/PE, parabenizou os servidores pela mobilização e pediu força, engajamento e coragem para fortalecer a luta, que é nacional. “Essa é na nossa luta prioritária e ela unifica todos os servidores no Brasil”, ratifica Kátia. No final da manhã os servidores também realizaram um ‘apitaço’ e fizeram um abraço simbólico ao prédio do tribunal.
Participam da greve ainda as varas federais das cidades de Arcoverde, Cabo, Caruaru, Garanhuns, Goiana, Jaboatão, Ouricuri, Palmares, Salgueiro e Serra Talhada. Em Petrolina houve passeata junto com os servidores da Justiça Estadual.
No período da tarde houve paralisação de 2h no TRF com uma boa participação dos servidores, além da paralisação na sede do TRE e nos cartórios eleitorais. Nos dois locais o economista Washington Lima também apresentou suas análises sobre remuneração no judiciário federal.
Fonte: Sintrajuf PE