Escrito por: Chico Carlos - Assessoria de Imprensa da CUT-PE
O objetivo da manifestação é chamar a atenção e, também, pedir a intervenção do Cônsul, para resolver o impasse que foi criado pela a indústria Lanxess/Cabo de Santo Agostinho.
O Sindicato dos Trabalhadores da Borracha de Pernambuco (Sindborracha-PE), filiado à CUT, realiza nesta quarta (16), ato público, a partir das 09h, em frente ao Consulado da Alemanha, em Boa Viagem. O objetivo da manifestação dos trabalhadores é chamar a atenção e, também, pedir a intervenção do Cônsul, para resolver o impasse que foi criado pela a indústria Lanxess/Cabo de Santo Agostinho. Há dois anos, a empresa não fecha a campanha salarial dos trabalhadores e quer, inclusive, retirar direitos sociais conquistados em mesa de negociação.
Segundo o diretor do Sindborracha-PE, Geraldo Soares, a empresa que se considera líder em especialidades químicas de atuação global, com produtos para química básica e fina, pigmentos orgânicos e inorgânicos, plásticos de engenharia, químicos para borracha e borrachas sintéticas, precisa dar exemplo e fechar as negociações de forma correta com os trabalhadores. “ Vamos apelar para a sensibilidade e ação do Cônsul da Alemanha, no sentido de resolver as nossas questões da campanha salarial. O protesto é legítimo e pacífico.”, afirmou.
Geraldo comentou ainda que este ato público em frente ao Consulado Alemão no Recife, soma-se a outros realizados nos últimos anos, denunciando a prática da empresa Lanxess, típica dos colonizadores sobre um território ocupado. "Estamos nos referindo às perseguições que a empresa pratica contra os trabalhadores. O desrespeito a direitos conquistados ao longo dos anos. As demissões. A precarização das condições de trabalho. E o descaso com as negociações salariais. É uma prática que contradiz o discurso oficial, neste ano que chamam de “Ano da Alemanha no Brasil”, mas que ficará marcado na nossa memória de forma extremamente negativa, haja vista o tratamento dispensado pela Lanxess aos trabalhadores brasileiros e que nada tem de “parceria” ou “amizade”, acentuou.
Muito pelo contrário. Chega de hipocrisia e exploração!!!
Consulado da Alemanha no Recife – Antônio Torres Galvão, 128 - Boa Viagem - próximo ao Shopping Center Recife