Sindgraf enquadra Multinacional Bitcard a pagar piso salarial
A empresa foi autuada por pagar salários abaixo do piso até hoje
Publicado: 20 Março, 2015 - 17h37
Escrito por: Sindgraf -PE
O piso salarial do trabalhador gráfico é de R$ 1 mil deste 1º de outubro do ano passado, mas a empresa multinacional Bitcard em Pernambuco, que é responsável pela impressão da Carteira Nacional de Habilitação, via Detran/PE, está pagando abaixo do piso até hoje. Ao descobrir o fato, depois de uma denúncia anônima feita ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas (Sindgraf-PE), o órgão de classe entrou no caso, reunindo-se com a empresa e conseguindo mudar tal situação em favor dos funcionários.
A Bitcard pagará o piso salarial a partir da próxima folha salarial (março). A empresa ainda terá de pagar a diferença salarial dos últimos cinco meses, uma vez que pagou abaixo do piso neste período. A decisão foi tomada depois que a entidade convocou a empresa para uma reunião e mostrou a ela a obrigação do cumprimento do novo piso salarial, conforme determina a Convenção Coletiva de Trabalho da Categoria. O encontro ocorreu na Superintendência do Trabalho nesta terça-feira (17).
A direção do Sindgraf-PE parabeniza o trabalhador que fez a denúncia, já que se ele não tivesse coragem de denunciar a irregularidade da empresa continuaria sendo levado com o salário inferior ao que determina a lei. “A empresa ao ser inquirida sobre a defasagem do pagamento se limitou a informar que não tenha conhecimento do novo piso salarial, mesmo em vigor a quase seis meses”, conta Iraquitan da Silva, presidente do órgão sindical.
Todavia, o dirigente lembra que o desconhecimento dela não a isenta de cumprir a devida responsabilidade. Desse modo, além de pagar adequadamente a partir do salário de março, terá que pagar também a diferença salarial de todo o período retroativo quando se pagou abaixo do valor correto. Tudo deve ser pago na folha de pagamento de março.
A empresa se comprometeu em sanar todos as pendências no salário de março. Portanto, o Sindgraf-PE alerta os trabalhadores da Bitcard para verificar o acréscimo de valores nos contracheques. “Caso isso não acontece, o funcionário deve denúncia no sindicato”, antecipa Iraquitan.
O dirigente informa ainda que se reunirá com a empresa no dia 15 de abril para analisar o levantamento feito sobre as diferenças salariais a pagar, bem como o comprovante do adequado pagamento de tudo na folha de pagamento do mês de março.
Denúncias
“Faça assim como fez o trabalhador da Bitcard e evite continuar sofrendo irregularidades do seu patrão”, fala Iraquitan para todos os trabalhadores gráficos de PE. É fácil e rápido denunciar. O sigilo é garantido. A denúncia pode ser feita por fone (3222-5390), ou por internet, no site da entidade, via seção Denúncia Online. Também pode ser feita indo na sede do sindicato, localizado na Rua do Veiga, 201, Santo Amaro – Recife.