acc toolbox
Contraste de cores
Tamanho dos textos
Conteúdo em destaque
Ampliar elementos
learn more about  toolbox
MENU

Sindicato participa do Dia Nacional em Defesa dos Bancos Públicos

Sindicatos de todo o País vão participar nesta quinta-feira (6) do Dia Nocional em Defesa dos Bancos Públicos.. 

Publicado: 06 Dezembro, 2018 - 12h31 | Última modificação: 07 Dezembro, 2018 - 07h10

Escrito por:  SEEC-PE 

SEEC-PE
notice

Sindicatos de todo o País vão participar nesta quinta-feira (6) do Dia Nacional em Defesa dos Bancos Públicos, dando continuidade ao calendário de ações em defesa do patrimônio dos brasileiros. 

Em Pernambuco, os atos vão ocorrer a partir das 9h nas agências da Caixa – Conde da Boa Vista; Banco do Nordeste – Conde da Boa Vista; e Banco do Brasil – Rio Branco.


A presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Suzineide Rodrigues, reafirma o compromisso da entidade na luta em defesa dos bancos públicos. “Não vamos parar de lutar. Mais do que nunca, é hora de resistir e mostra que estamos unidos e cada vez mais fortes. As novas ameaças do novo governo e dos banqueiros só aumentam, indicando que teremos um ano difícil pela frente. O Sindicato estará sempre aguerrido contra essas ameaças, na defesa da classe trabalhadora e em defesa das empresas públicas”, destaca.


Além de denunciar o processo de desmonte das instituições financeiras públicas, dirigentes do Sindicato irão dialogar com os bancários e população sobre os riscos da venda dos bancos públicos, entre eles a Caixa, que é responsável pelos programas Minha Casa Minha Vida e o Bolsa Família, ações que têm papel fundamental para a redução das desigualdades no País.


São os bancos públicos que atendem a maior parcela de municípios brasileiros, sobretudo aqueles considerados menos rentáveis pelos bancos privados. Na Região Nordeste, 59,3% do total de agências são de bancos públicos; e na região Norte, 63,3%.


O desmonte destas empresas que cumprem um importante papel social já está em curso. Sob o governo Temer, aprofundou-se a precarização do atendimento à população em razão da redução do quadro de pessoal e do fechamento de agências. “Agora, a ameaça de privatização é iminente. O presidente eleito Jair Bolsonaro já anunciou uma Secretaria de Desestatização, que será responsável pela venda das estatais. A privatização já começa com propostas de fatiamento e fusão dos bancos públicos. A mobilização será fundamental para impedirmos o avanço desta agenda nefasta”, conclui a secretária de Bancos Privados do Sindicato, Cândida Fernandes.

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.