Sindsep-PE apresenta oficina sobre leitura crítica da mídia e contra-hegemonia no Fórum Social Mundial de Salvador

A oficina será ministrada pelo diretor de Imprensa do sindicato, Fernando Lima, no dia 15/03, na Universidade Federal da Bahia.

Publicado: 12 Março, 2018 - 10h42

Escrito por: Ascom do Sindsep-PE

Internet

Atendendo uma orientação da CUT Nacional e da Confederação/Federação Nacional dos Servidores Federais (Condsef/Fenadsef), o Sindicato dos Servidores Federais no Estado de Pernambuco (Sindsep-PE) estará presente no Fórum Social Mundial, em Salvador, entre os dias 13 e 17 de março. A Secretaria de Imprensa fará uma oficina dentro da programação oficial do evento com o tema Leitura Crítica da Mídia e a Contra-hegemonia, voltada para 30 participantes. A atividade será na quinta-feira, 15 de março, das 9h às 11h30, na UFBA.

A oficina será ministrada pelo diretor de Imprensa do sindicato, Fernando Lima, e pelas jornalistas e assessoras da entidade, Fabíola Mendonça e Deyse Lemos. Também representarão o Sindsep-PE no Fórum, os diretores Inalda Laurentino, Jediel Rodrigues e Maria Goretti Ferraz.

A ideia da oficina é proporcionar aos participantes uma análise criteriosa da atuação da mídia brasileira, partindo do pressuposto de que os veículos de comunicação são empresas privadas com interesses políticos, econômicos, culturais e sociais, que não são os mesmos da classe trabalhadora.

É preciso considerar também que os donos da mídia têm classe social: a classe dominante. Ou seja, a mídia representa os interesses de uma elite econômica e política e como instrumento de dominação é a principal organização ideológica do país. A classe trabalhadora e os movimentos sociais são silenciados e, muitas vezes, até criminalizados pela chamada grande imprensa.

Além de levantar essas questões centrais, a oficina vai mostrar na prática como a Secretaria de Imprensa do Sindsep-PE trabalha a contra-hegemonia nos seus veículos de comunicação. Será uma ótima oportunidade para quem deseja conhecer mais sobre o assunto.

Fonte: Ascom do Sindsep-PE