• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Reunião do Coletivo de Igualdade Racial avalia atividades e conjuntura

A confraternização do Coletivo Estadual será realizada no próximo dia 27, às 11:30h, na sede da CUT-PE. Boas Festas e um Ano Novo de muita alegria e disposição para as lutas.

Publicado: 14 Dezembro, 2018 - 12h57 | Última modificação: 17 Dezembro, 2018 - 16h49

Escrito por: Sindsprev-PE

Divulgação
notice
Nesta quinta (13), a diretora da Secretaria de Políticas Sociais e Culturais do Sindsprev-PE, Iacelys Carvalho, participou de reunião do Coletivo de Igualdade Racial da CUT-PE. No encontro, foram avaliadas as atividades de 2018, a atual conjuntura, os 50 anos do AI-5 (Ato Institucional imposto pela ditadura militar em 13/12/1968)  e discutida a extinção da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR).
 
Na análise da atual conjuntura nacional, foram destacados os desmandos e desmontes promovidos pelo governo Temer, o fim do Ministério do Trabalho, o arquivamento da tramitação do Projeto Escola Sem Partido na Câmara Federal (que poderá ser retomada no próximo ano), entre outras questões.

" Discutimos também sobre a descentralização dos encontros, a realização do nosso planejamento estadual e depois introduzir as decisões do Coletivo Nacional. Enfim, vamos preparar um Plano de Combate ao Racismo e enfrentamento aos desmandos do futuro governo " , informou a dirigente do Sindsprev-PE.
 
O tema mais palpitante foi a intenção da futura ministra da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, em extinguir a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da  Igualdade Racial (SEPPIR). Diante disso, os representantes do Coletivo de Igualdade Racial da CUT-PE alertaram que as organizações precisam se mobilizar para impedir o desmonte das já fragilizadas politicas públicas de igualdade racial. 
 
Vale ressaltar que os negros representam 52% da população deste país. Não é possível que nossa população seja excluída, ainda mais, do acesso às politicas públicas no âmbito nacional. Com a extinção da SEPPIR, estados e municípios deverão adotar o mesmo arranjo institucional, o que significa o desaparecimento das políticas de igualdade racial em todo o país. 
 
Não devemos aceitar tal retrocesso. No encontro nacional de mulheres negras, combinamos resistir. Por isso, nossa luta começa já! Solicitamos a todos que divulguem este absurdo em suas redes sociais. Vamos nos mobilizar contra esse grande retrocesso nas nossas conquistas por igualdade racial.
 
Foi realizada ainda uma dinâmica de retrospectiva e forças para o ano de 2019. A próxima reunião do Coletivo Estadual foi marcada para o dia 12/02/2019 no Sindmetal,  às 9:00h.
 .
A confraternização do Coletivo Estadual será realizada no próximo dia 27, às 11:30h, na sede da CUT-PE. 
Boas Festas e um Ano Novo de muita alegria e disposição para as lutas.
 
carregando
carregando