Escrito por: Sindgraf-PE
Sindgraf enquadrou a empresa, que tem até amanhã para se posicionar
A Thomas Greg & Sons Gráfica demitiu uma empregada doente, que inclusive possui Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT), rejeitado pela empresa. A lei não permite demissões nestes casos ou em outros que o funcionário sofre de doença profissional, ou seja, aquela adquirida por conta do serviço que exerce no ambiente de trabalho. O Sindicato da categoria (Sindgraf-PE) tomou conhecimento e entrou em defesa da trabalhadora. O caso parou na Superintendência Regional do Trabalho na última semana, que inclusive já anexou uma copia do CAT e demais exames médicos dela. Enquadrada pelo sindicato, a empresa tem até amanhã (12) para voltar atrás da demissão ilegal para evitar processos.
A Thomas Greg & Sons Gráfica insistia que a trabalhadora estava sadia com base nos exames demissionais e podia ser demitida. Todavia, tal posicionamento foi contestado com a apresentação do CAT. Diante da clara contradição, o auditor fiscal do Ministério do Trabalho orientou a empresa a reavaliar a posição da demissão da trabalhadora mediante a apresentação dos documentos de enfermidade naquela ocasião. Definiu ainda um prazo até esta terça-feira (12), para ela informar ao sindicato se manterá ou não o desligamento da trabalhadora que possui até CAT. A reunião de mediação foi suspensa até tal posição oficial da empresa.
“Não toleramos empresa que sonega direitos de nenhum trabalhador, muito menos daquele que já se encontra em situação mais difícil com a doença. A Thomas Greg & Sons Gráfica inclusive sabia das várias idas da trabalhadora para o médico, tanto que recebeu diversos atestados médicos dela no período”, diz Iraquitan da Silva, presidente do Sindgraf-PE. Ele alerta à empresa que o prazo da resposta sobre a questão encerra amanhã, e acionará a Justiça se não reintegrar sua funcionária.
“Qualquer gráfico que estiver com seus direitos sonegados pelo patrão, deve denunciar ao sindicato”, alerta Iraquitan. A reclamação pode ser feita AQUI pelo site. O telefone é o 3222-3059. O Sindgraf fica na Rua do Veiga, 201, Santo Amaro – Recife. As denúncias podem ser feitas no local ou por telefone. O dirigente aproveita para lembrar a classe que o sindicato só pode continuar atuando em defesa dos gráficos porque existem hoje gráficos sindicalizados e estes que mantêm o sindicato em funcionamento no sentido político e econômico. O filiado é indispensável para a manutenção e fortalecimento da entidade. Sindicalize-se AQUI!