• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Trabalhadores/as assalariados rurais realizam mais uma rodada de negociação

As negociações avançam desde o início do mês de outubro. No encontro desta semana, os trabalhadores e trabalhadores também refletiram sobre a atual conjuntura política pós eleições.

Publicado: 06 Novembro, 2018 - 12h51 | Última modificação: 06 Novembro, 2018 - 13h02

Escrito por: Catarina de Angola

notice

Durante os dias 30 e 31 de outubro, a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco (FETAEPE) e os sindicatos filiados realizaram mais duas rodada de negociações da 39ª Campanha Salarial dos Canavieiros e Canavieiras de Pernambuco. Estiveram reunidos trabalhadores e trabalhadoras rurais assalariados/as e a classe patronal, no auditório da Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), no bairro do Torreão, em Recife.

As negociações avançam desde o início do mês de outubro. No encontro desta semana, os trabalhadores e trabalhadores também refletiram sobre a atual conjuntura política pós eleições. Os desafios que estão agora, mais do que nunca, colocados para o Movimento Sindical Rural, mas, também, a necessidade de continuar em luta e na defesa da democracia. “Continuamos reafirmando o compromisso de não aceitar nenhuma retirada de direitos dos trabalhadores assalariados rurais. O processo de negociação também é um momento de resistência e reforço da classe”, pontuou Gilvan José Antunis, presidente da FETAEPE.

A campanha salarial é coordenada pela FETAEPE, sindicatos filiados e a Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (Contar), em parceria com a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Fetape) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). “Nosso foco, neste momento, deve ser a união da classe trabalhadora, para mostramos a nossa força. Estamos na luta e na resistência”, destacou Cícera nunes, presidenta da FETAPE.

Também estiveram presentes apoiando as negociações, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB). O deputado estadual eleito Doriel Barros, ex-presidente da FETAPE, participou, em um dos momentos, trazendo seu reforço à luta da categoria.

Nesses dois dias, a pauta de negociação avançou principalmente nos itens sociais, entre outros pontos, foi discutida a garantia do dia de serviço do trabalhador que se desloca para fazer exames, devido a aplicação de herbicidas. Nos itens econômicos presentes na pauta, a expectativa é que se avance na próxima rodada, já marcada para início na próxima segunda-feira, 05 de novembro.

carregando
carregando