MENU

Unidade entre gráficos da Flamar e sindicato cria solução no FGTS

Após a denúncia dos gráficos e da atuação do Sindgraf-PE, empresa fez requerimento no banco para pagamento do FGTS pendente há cinco anos

Publicado: 18 Dezembro, 2018 - 15h36 | Última modificação: 18 Dezembro, 2018 - 15h43

Escrito por: Sindgraf-PE

notice

Nos últimos dias, depois da iniciativa de parte dos gráficos da Flamar em defesa da garantia do recebimento do FGTS, denunciando a situação ao Sindicato da classe (Sindgraf), que entrou no caso, a empresa apresentou uma solução diante da pendência de cinco anos no depósito deste direito. A gráfica não recolhia o fundo de garantia dos trabalhadores há 54 meses, conforme demonstrados nos extratos analíticos levados pelos gráficos ao órgão sindical, que levou o caso para o Ministério do Trabalho e Emprego.

Em 15 dias, o Sindgraf-PE levou a Flamar para se explicar duas vezes no Ministério. Na primeira ida reconheceu a falha desde 2013 e justificou que enfrenta problemas financeiros, mas que tem pago todo o FGTS quando demite o trabalhador. Mas a lei fundiária obriga o recolhimento todo mês. O empregador é obrigado a depositar 8% sobre o valor da renumeração. Por isso, Iraquitan da Silva cobrou da empresa uma solução imediata de modo que a lei seja cumprida e que nada ameace o pagamento de tudo.

A empresa pediu alguns dias para encontrar uma solução. Desse modo, na última semana, no Ministério do Trabalho, a Flamar apresentou para o Sindgraf um requerimento junto à Caixa Econômica para o pagamento do FGTS em atraso. Uma vez feito esse contrato no banco, os trabalhadores ficam mais protegidos para a garantia do recebimento deste direito porque a empresa assume um compromisso bancário para a quitação do passivo.

“O gráfico tem que estar ligado nos seus direitos e o FGTS é um deles. Os funcionários da Flamar mostraram este conhecimento, buscando seus extratos analíticos na Caixa Econômica Federal, e denunciando a falta de depósitos do fundo ao sindicato para defende os direitos da categoria”, fala Iraquitan da Silva, presidente do Sindgraf-PE. O dirigente parabeniza ainda os trabalhadores pela evolução no nível de conscientização para o fortalecimento da entidade sindical. As sindicalizações dobraram no local este ano. Com isso, o sindicato fica mais forte para defender a categoria.