Escrito por: Assessoria de Imprensa da CUT-PE
Nossa solidariedade e apoio à família ao mesmo tempo em que continuaremos lutando por um mundo onde o ser humano seja valorizado como tal e todas e todos tenham direito a uma vida digna, livre de racismo.
NOTA DE PESAR PELA MORTE DA CRIANÇA MIGUEL OTÁVIO SANTANA DA SILVA
A CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DE PERNAMBUCO, CUT PE, vem a público manifestar pesar pelo falecimento da criança Miguel Otávio Santana da Silva, de 05 anos, morto ao cair do 9º andar do prédio Pier Maurício de Nassau, no bairro de São José, Recife. em 02/06/2020 (terça-feira passada)..
Miguel, uma criança negra e bastante ativa, precisou acompanhar sua mãe, que é empregada doméstica, num dos apartamentos do endereço acima. Enquanto levou para passear o cachorro da patroa, a mãe de Miguel precisou deixá-lo sob os cuidados daquela, que se encontrava em seu apartamento com outra profissional fazendo manicure.
Esses aspectos refletem em conjunto questões de classe e raça, estruturadas na sociedade brasileira e que remonta aos tempos de escravidão. Os negros e negras, no Brasil, continuam a ser maioria na execução de empregos domésticos. É uma das categorias mais exploradas quanto à jornada e condições de trabalho; e que tiveram reconhecidos seus direitos trabalhistas há apenas 5 anos, depois de muita resistência por parte dos empregadores.
Ademais, verificamos um outro aspecto: vivemos uma crise sanitária viral, tratada pelo governo central na contra mão de todas as orientações técnicas e cientificas impulsionando junto ao capital financeiro e diversos setores da economia a classe trabalhadora ao genocídio, onde duas profissionais que não se enquadram como serviços essenciais (trabalhadora doméstica e manicure) estavam à disposição da empregadora.
É o que se apresenta para compreender o incompreensível diante da dor e sofrimento causado pela perda irreparável do único filho de uma mulher negra.
Prestamos nossa solidariedade e apoio à família ao mesmo tempo em que continuaremos lutando por um mundo onde o ser humano seja valorizado como tal e todas e todos tenham direito a uma vida digna, livre de racismo e de preconceito de classe social.
Vidas Negras Importam!
Miguel presente!
Recife, 05 de junho de 2020
Direção Estadual da CUT Pernambuco