• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Viva o Marreta! 100 anos de lutas e conquistas!

O livro é, da autoria de David Rodrigo e Ducilene Morais e conta histórias de mobilizações, greves e conquistas dos trabalhadores ligados à construção civil de Pernambuco.

Publicado: 26 Abril, 2021 - 07h57 | Última modificação: 26 Abril, 2021 - 08h10

Escrito por: Assessoria de Comunicação da CUT-PE

notice
 
O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil- Marreta, vai fazer no próximo dia 03 de maio, às 19h, de forma virtual, o lançamento do livro ” Argamassa de uma História Sindical” que resgata os 100 anos de fundação do sindicato. Além de enfocar a sua participação ativa no movimento sindical brasileiro e internacional; o trabalho impresso faz o resgate de gênero, dando visibilidade a luta das mulheres na política e no movimento sindical. Este livro, da autoria de David Rodrigo e Ducilene Morais, conta histórias de mobilizações e conquistas marcantes dos trabalhadores ligados à construção civil de Pernambuco, um dos setores mais importantes do desenvolvimento econômico do Estado.
 
Na opinião da presidente do Sindicato-Marreta, Reginaldo Ribeiro, o livro Argamassa de uma História Sindical” tem um conteúdo valioso para a classe trabalhadora, uma vez que apresenta fatos e acontecimentos relevantes. Por exemplo nas décadas dos anos 80 e 90, o Sindicato realizou várias manifestações, atos públicos, passeatas e greves por tempo indeterminado que garantiram aos trabalhadores uma das melhores Convenções Coletivas do Brasil.
 
Vale frisar que a Marreta lutou e conquistou os maiores reajustes salariais, café da manhã, almoço depois de duas greves no ano de 1998, equipamentos de segurança individual e coletiva passagem do interior, hora extra 70%, ajuda à família do trabalhador acidentado. Com essas conquistas e vitórias expressivas, reduzindo drasticamente o número de acidentes do trabalho no setor da construção, e tornou-se referência de resistência e luta contra a classe patronal.
 
Não há dúvidas que a história de 100 anos do Sindicato é a história da classe trabalhadora, sobretudo, no século 20; história de luta pautada pela organização coletiva, resistência contra a opressão, a conquista de leis e direitos trabalhistas, Enfim, a luta do Sindicato- Marreta é permanente em defesa de melhores condições de trabalho dignas, segurança, saúde e salários decentes.
Viva, o Marreta, 100 anos de lutas e conquistas
 
 
 
 
 
Compartilhar