acc toolbox
Contraste de cores
Tamanho dos textos
Conteúdo em destaque
Ampliar elementos
learn more about  toolbox
MENU

PM impede torcida do Sport de Recife de protestar contra reforma de Bolsonaro

Faixa "Torcedor/a é trabalhador/a e também quer se aposentar", levantada durante a partida entre o Sport e o Petrolina, neste domingo (24), no Recife, teve de ser recolhida

Publicado: 26 Março, 2019 - 12h02 | Última modificação: 26 Março, 2019 - 12h08

Escrito por: Redação CUT

notice

Membros da "Torcida Antifascista do Sport", que estão na luta contra o fim da aposentadoria, tiveram de recolher uma faixa com a mensagem "Torcedor/a é trabalhador/a e também quer se aposentar" durante a partida entre o Sport e o Petrolina, neste domingo (24), no Recife.

A ordem para recolher a faixa foi dada pela Polícia Militar (PM) de Pernambuco, segundo reportagem do Portal UOL. Procurada pela reportagem, a PM afirmou que "a faixa não passou pelo bloqueio policial, o material entrou ao estádio de forma clandestina, por isso foi retirada, temporariamente, do campo, sendo devolvida ao proprietário ao final da partida."

Ainda de acordo com o UOL, o coordenador geral da torcida, que preferiu não ter o nome publicado, disse que a faixa entrou no estádio escondida da polícia e foi aberta com cerca de 10 minutos de jogo. "Ela ficou aberta uns 20 minutos, aí chegou o Batalhão de Choque, pedindo pra recolher a faixa. Chegaram normal, sem truculência", afirmou o torcedor.

O torcedor disse ainda que o grupo, formado por 45 pessoas, resolveu não mandar um ofício à corporação informando sobre a faixa porque acharam que ela seria vetada. "A polícia não gosta de manifestação política na arquibancada", declarou.

A faixa, feita pelas organizadas antifascistas de Sport, Náutico e Santa Cruz, já havia aparecido em protesto de rua contra a reforma da Previdência na semana passada.

Na página do Facebook da "Torcida Antifascista do Sport" tem um post convocando os torcedores para o Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência, convocado pela CUT, demais centrais e frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo no dia 22.

Na postagem eles dizem: "Sabemos que sem a possibilidade de aprovação dessa reforma, o governo miliciano também se torna carta fora do baralho. Nós, tomando as ruas, buscando a unidade também na greve geral, deixaremos de ser meros coadjuvantes reativos nessa queda de braço e passaremos a impor ativamente um projeto de sociedade, que seja inclusivo e tenha como fundamento a redução da desigualdade social que é tão gritante no nosso país."

E encerram convocando a torcida para o ato: "A Torcida Antifascista Sport convida rubro-negros e rubro-negras a participarem dos atos na próxima sexta-feira, dia 22. Não mexam na nossa aposentadoria!".

 

E outro comemorando o fato do ato ter sido bem-sucedido. Em Recife, o ato reuniu mais de 20 mil pessoas na Praça do Derby.

"Estivemos hoje na rua junto com diversos outros coletivos de torcedores do nosso estado. Na unidade encontramos a força pra lutar contra as reformas assassinas do (des)governo Bozonaro. Até a vitória, companheiros!"

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.